No próximo mês, a promessa feita pelo governador Eduardo Leite - que anunciou R$ 60 milhões para investimentos em recuperação de rodovias - vai completar um ano. E a coluna foi atrás para saber o que foi feito neste período nas 28 obras anunciadas.
Os recursos foram fatiados em diversas intervenções, o que impediu que grandes serviços pudessem ser executados. Dessa forma, pouco pôde ser feito.
Entre os serviços prometidos estavam melhorias acessos, ações de pavimentação, de recuperação, de conservação e garantia de recursos para estudos de viabilidade. A contratação e a fiscalização dos trabalhos ficou sob responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
E, segundo levantamento da autarquia, das 28 intervenções, 11 delas foram concluídas. A quantidade corresponde a 39,29%.
É o caso da recuperação da RS-241 e RSC-377, entre Alegrete, Manoel Viana e São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste. Para a obra foram destinados R$ 2 milhões, Com esse recurso foi possível executar algumas intervenções, que foram finalizadas em maio.
Ainda dentro das obras anunciadas e que foram finalizadas estão as recuperações na RS-786 (Interpraias) e RS-030, no litoral. As duas rodovias receberam também R$ 2 milhões. Com o recurso foi possível realizar alguns serviços, que foram concluídos ainda no fim do ano passado.
Das 28 obras anunciadas, 10 ainda estão em andamento, o que corresponde a 35,71%. E, segundo o Daer, isso ocorre porque as melhorias tiveram o cronograma alterado porque receberam acréscimo de recursos por parte do Programa Avançar, anunciado em junho de 2021.
Uma delas é a RS-608, entre Pinheiro Machado e Pedras Altas, no sul do Estado. A obra teve concluído o serviço de implantação da base e está em fase de conclusão a aplicação do asfalto.
Dentro da relação de serviços ainda pendentes está a realização do estudo de viabilidade para construção da RS-010, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. O trabalho está sendo executado pela empresa STE e deve ser finalizado ao longo do segundo semestre.
Para completar a relação das obras prometidas, sete delas ainda não foram iniciadas, após 11 meses do anúncio do governador, o que corresponde a 25%. Segundo o Daer, isso acontece porque as intervenções precisaram sofrer mudanças de projeto.
Uma delas é a duplicação da RS-734, em Rio Grande. O projeto foi readequado, concluído e apresentado pelo governador Eduardo Leite em junho. No momento, estão sendo realizados ajustes para envio à licitação.
Outra obra ainda não iniciada é a recuperação da VRS-826, em Alto Feliz, no Vale do Caí. Os serviços são considerados emergenciais, por causa dos estragos causados pela chuva. Segundo o Daer, a obra está em fase de projeto para contratação emergencial.
Obras prontas
- Manutenção da RS-129 (Colinas) - finalizada em abril;
- Manutenção da RSC-287 - finalizada em maio;
- Manutenção da RS-149 (Formigueiro) - finalizada em março;
- Recuperação da RS-448 (Nova Roma): finalizada em março;
- Recuperação da RS-241 e RSC-377 (entre Alegrete, Manoel Viana e São Francisco de Assis) - as intervenções que puderam ser feitas com esse recurso de R$ 2 milhões foram finalizadas em maio;
- Recuperação da RS-477 (Áurea) - finalizada em dezembro de 2020;
- Manutenção da RS-211 (Jacutinga) - finalizada em maio;
- Recuperação da RS-786 (Interpraias) e RS-030 - as intervenções que puderam ser feitas com o recurso de R$ 2 milhões foram finalizadas em novembro de 2020;
- Manutenção da RS-434 (David Canabarro – Ciríaco) - finalizada em março. Houve uma adequação do valor repassado, que foi de R$ 1,5 milhão, resultando na conservação de 10 km;
- Manutenção da VRS-824 (Ibirubá – 15 de Novembro) - a conservação que pôde ser feita no trecho com o recurso de R$ 150 mil foi finalizada no primeiro semestre;
- Recuperação da RS-155 (Santo Augusto) - as intervenções programadas com o recurso disponibilizado para a rodovia foram concluídas.
Obras em andamento:
- RS-403 (Cachoeira do Sul – Rio Pardo) - essa obra é dividida em dois lotes. O primeiro é nas proximidades de Cachoeira do Sul, onde os serviços de pavimentação da etapa programada estão sendo concluídos, faltando a aplicação de uma última camada de acabamento no asfalto para depois ser implantada a sinalização vertical e horizontal. A obra recebeu um incremento de recurso orçamentário no Programa Avançar, e, segundo o Daer, segue com bom ritmo;
- Lagoa Bonita do Sul (RS-400) - estão sendo executados os serviços de terraplenagem e sub-base no segmento. O Daer estima que os 7 quilômetros pavimentados serão entregues até o final de 2022, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-566 (Alegrete – Maçambará) - prosseguem os serviços de pavimentação no segmento. Já foram asfaltados 9 dos 13 quilômetros e a expectativa do Daer é que em outubro as intervenções do quilômetro 5 ao 18 estejam concluídas, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-324 (Iraí-Planalto) - foram feitos serviços que antecedem a pavimentação, como terraplenagem e aplicação de base. Essa obra também está com o cronograma alterado, com a conclusão prevista para 2022, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-528 (Palmitinho – Pinheirinho do Vale) - as obras prosseguem em diferentes frentes de trabalho ao longo dos 3,5 quilômetros, com partes fazendo a terraplenagem, outras a pavimentação. Essa obra também está com o cronograma alterado, com a conclusão prevista para 2022, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-608 (Pinheiro Machado – Pedras Altas) - já foram concluídos os serviços de implantação da base e está em fase de conclusão o revestimento asfáltico. Essa obra também está com o cronograma em alteração, com novas etapas e entregas programadas, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-348 (Faxinal do Soturno) - estão sendo executados os serviços de pavimentação. Essa obra também está com o cronograma em alteração, com novas etapas e entregas programadas, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- RS-437 (Nova Roma – Antônio Prado) - estão sendo realizados os serviços de pavimentação e espera-se que a obra esteja pronta até o final de ano. Essa obra também está com o cronograma em alteração, com novas etapas e entregas programadas, com o novo aporte de recursos do programa Avançar;
- Estudo de viabilidade RS-010 (Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia, Esteio e Novo Hamburgo) - as tratativas entre a STE e as Prefeituras estão sendo finalizadas, portanto, em breve deve ser apresentado o relatório preliminar em reunião a ser definida. A partir disso, o Daer definirá o traçado mais adequado dentro das alternativas apresentadas no estudo da consultora. De posse da alternativa definida a consultora irá elaborar o relatório definitivo, com os eventuais impactos ambientais, indicações de desapropriações e estimativas de custos para execução da obra. Estima-se que, ao longo do segundo semestre, o estudo de viabilidade esteja pronto;
- Cerrito (RS-706) - contrato para obra foi assinado e a obra já está em andamento.
Obras não iniciadas
- Duplicação da RS-734 (Rio Grande) - projeto para a obra foi readequado, concluído e apresentado mês passado pelo governador Eduardo Leite. No momento, estão sendo realizados ajustes para envio à licitação;
- Acesso a Pirapó - projeto foi adequado e a obra está presente no plano de obras 2021. A etapa programada foi concluída. Agora está sendo realizada a contratação do projeto da etapa seguinte, uma vez que o traçado foi alterado, com a ligação do município até Dezesseis de Novembro, atendendo pedido da população de Pirapó;
- Acesso a Ponte Preta (RSC-480) - obra ainda está na fase de licitação;
- RS-442 (Machadinho-São José do Ouro) – projeto já licitado, em fase de contratação;
- Acesso Charrua – Sananduva (RS- 475) - ainda na fase do projeto;
- Palmares do Sul (RSC-101) - projeto concluído. A obra está sendo planejada para execução junto com a recuperação da RSC-101, programada no programa Avançar para este segundo semestre;
- VRS-826 (Alto Feliz) - ainda está na fase de projeto, considerando a complexidade da composição geológica do local.