Uma das principais avenidas de Porto Alegre está mais colorida. E vai ficar ainda mais.
Nove pontes sobre o Arroio Dilúvio estão sendo pintadas. Três delas já estão prontas: nos cruzamentos com a rua Frei Germano, com a Cristiano Fischer e com a Guilherme Alves.
O trabalho está sendo realizado pelo Grupo Imobi - responsável pela instalação das novas placas pela cidade -, que adotou os espaços públicos pelo período de quatro anos. Estão sendo investidos R$ 1,5 milhão. Em troca, pode instalar placas com o nome da empresa.
- Porto Alegre nos deu algo muito bacana (contrato das placas de rua). E a gente está querendo devolver para a cidade o que ela está nos dando de bom. A primeira atitude social para embelezar a cidade foi a adoção das pontes. E está sendo um sucesso. Estamos sendo muito reconhecidos em função deste trabalho. E a gente não quer parar por ai - diz o sócio-diretor do Grupo Imobi, Daniel Costa.
O empresário esclarece como os desenhos estão sendo escolhidos. Cada artista faz seu desenho, mas a empresa pediu que sejam contempladas imagens com flores, plantas e animais. O grafiteiro Alexandre Soares, o Soul Chamb, está auxiliando na busca pelos artistas.
- Estamos tentando buscar um artista por ponte, para que seja algo democrático e que todo mundo possa colocar sua arte na rua. Todos gaúchos - destaca Daniel Costa.
As duas pontes na região da Silva Só serão concluídas em breve. Falta apenas finalizar as pinturas laterais.
Antes de receberem pintura, as estruturas são lixadas e correções são feitas. Além disso, calçadas, meios-fios e corrimãos são recuperados.
- A adoção destes equipamentos além de gerar melhorias nos mesmos, desonera os cofres públicos, permitindo que os recursos sejam investidos em outras áreas. A zeladoria e o embelezamento dos espaços públicos, são peças chaves do movimento que a gestão vem fazendo, na intenção de devolver o autoestima dos porto-alegrenses - destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro.
A passarela da avenida Goethe com o Parque Moinhos de Vento também foi inclusa na parceria. Os trabalhos iniciaram há dois meses e devem durar mais 40 dias.
E essa parceria será ampliada. O viaduto Mendes Ribeiro - localizado na Terceira Perimetral com Avenida Protásio Alves - será contemplado. O grande e feio paredão localizado na Avenida Carlos Gomes está com os dias contados.
Ele também deverá ganhar novas cores. Mas, antes disso, a Smoi está finalizando os termos do contrato, que irá prever também a recuperação do pavimento do corredor de ônibus e uma nova impermeabilização do paredão do viaduto, entre outras melhorias.