As obras de construção do Pontal Shopping avançam. O investimento de R$ 300 milhões no complexo, que terá hotel, centro de eventos e área destinada para a saúde, impressiona.
No total, o shopping terá 160 lojas e cinco salas de cinema. O complexo todo do Pontal terá 114 mil metros quadrados de área construída.
Também está sendo construído o Parque Pontal. São 29 mil metros quadrados de área verde. Neste projeto, estão anfiteatro, trilhas que contarão a história do local, mirantes e píer sobre a água. Terá também equipamentos tradicionais de playground e de academias ao ar livre. Para isso, serão revitalizados 700 metros da orla.
Porém, quem passa pela região das obras pelo lado do Guaíba, além de perceber a grande estrutura de concreto que está surgindo, também percebe a boca de saída de um bueiro. A estrutura aparece na base do prédio espelhado. O receio é de que o ponto poderia ser usado como um descarte irregular de esgoto, já que fica em área que não é percebida em solo.
A assessoria do novo shopping tranquiliza quem passa pela região. A informação repassada para a coluna é que essa boca de beiro pertence ao sistema de drenagem da água da chuva do parque.
Procurado, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) confirma. O sistema escoará água da chuva. "Toda construção precisa ter sistema de drenagem. Assim, a água que é captada da chuva deságua no Guaíba", informa a assessoria do departamento.
Além disso, dentre as várias medidas mitigatórias, aprovadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamums), estão a execução de obras de proteção contra cheias, readequações à Estação de Bombeamento de Esgoto, além de outras melhorias viárias que estão previstas em contrato.