Na relação de obras da Copa de 2014 que ainda não foram entregues em Porto Alegre, uma delas sofreu nova alteração no prazo de conclusão. A informação foi dada pelo prefeito Sebastião Melo, e confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Pela previsão anterior, a ampliação da Avenida Severo Dullius seria liberada em abril do ano que vem. Agora, a nova data estende o término para as vésperas da realização da Copa de 2022, no Catar.
Segundo a secretaria, a obra será entregue daqui a 11 meses. A construção envolve a extensão da via em mais 1,9 quilômetro.
- A pavimentação está praticamente concluída. Mas para que possamos entregar essa importante obra, e garantir que não ocorram quedas e rupturas de taludes, como já ocorreu no passado, implementamos uma sistemática mais cuidadosa na análise dos projetos, o que por um lado requer mais tempo, e por outro nos dá a garantia da segurança necessária -, explica o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
A Smoi garante que a obra está em plena execução. Porém, foi necessário informar aos órgãos financiadores a alteração de prazo. O motivo da ampliação do prazo é a "complexidade na execução, análise e aprovação dos projetos relacionados ao desvio do Passo da Mangueira".
- É importante salientar que, assim como temos feito desde o início, os prazos e informações a respeito das obras são geridos de forma transparente e realista. Sabendo da complexidade e das adversidades que podem vir a ser enfrentadas, atualizamos o prazo. A nossa expectativa é que com muito trabalho e seriedade possamos entregá-la antes do estabelecido”, conclui.
Recentemente, a construção precisou ser reajustada em R$ 4,88 milhões para a realização de construção do desvio provisório do canal de esgoto do Arroio Passo da Mangueira. Concluída essa etapa, será possível trabalhar no desvio definitivo da rede.
Depois disso será possível pavimentar os 38 metros que faltam entre a avenida e a rua Dona Alzira. Atualmente, a obra como um todo está custando R$ 77,9 milhões.
O trabalho na Severo Dullius é uma das 21 obras prioritárias do prefeito. Um decreto assinado por Sebastião Melo quer pôr fim a uma extensa relação de construções intermináveis ou há tempos aguardadas. A ideia é criar forças-tarefas.
Para a Copa do Catar
Da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, restam quatro obras não concluídas. A ampliação de um trecho da Rua Voluntários da Pátria e a nova pavimentação da Avenida José Pedro Boéssio serão entregues entre dezembro de 2021 e janeiro do ano que vem.
A obra na Severo Dullius agora se soma à duplicação da Avenida Tronco, que também só ficará pronta nos últimos meses de 2022. O mundial será disputado pela primeira vez no final do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.
Histórico de problemas
O contrato da obra foi assinado em novembro de 2012, mas a ordem de início só foi dada em junho de 2013. Porém, assim como os contratos relacionados às melhorias de infraestrutura previstas para a Copa de 2014, a construção enfrentou muitos problemas.
De forma intercalada, a ampliação já esteve cinco anos e três meses sem obras. Ainda é bem mais do que o período em construção: 2 ano e 11 meses.
A ampliação da avenida é de responsabilidade da construtora Procon. Quando pronto, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho, por exemplo.
Nota da Smoi
Em relação a obra de ampliação da avenida Severo Dullius, a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SMOI) informa que a mesma está em plena execução. Ao todo, mais de 75% dos serviços já foram executados. Já em relação ao prazo, a SMOI ressalta que em novembro, informou aos órgãos financiadores da atualização do cronograma de execução da obra, que traz agora o mês de outubro de 2022 com o prazo limite para conclusão. A mudança de prazo se justifica pela complexidade na execução, análise e aprovação dos projetos relacionados ao desvio do Passo da Mangueira, serviço executado no momento. Cabe ressaltar que a Severo Dullius envolve além da pavimentação, serviços extremamente complexos como a execução de desvios de canais e construções de pontes, que representam mais de 20% do total da obra. “A pavimentação está praticamente concluída. Mas para que possamos entregar essa importante obra, e garantir que não ocorram quedas e rupturas de taludes, como já ocorreu no passado, implementamos uma sistemática mais cuidadosa na análise dos projetos, o que por um lado requer mais tempo, e por outro nos dá a garantia da segurança necessária”, explica o secretário da SMOI, Pablo Mendes Ribeiro. “É importante salientar que, assim como temos feito desde o início, os prazos e informações a respeito das obras são geridos de forma transparente e realista. Sabendo da complexidade e das adversidades que podem vir a ser enfrentadas, atualizamos o prazo. A nossa expectativa é que com muito trabalho e seriedade possamos entregá-la antes do estabelecido”, conclui.