Abandonado desde julho de 2018, o antigo pedágio da Concepa - localizado no km 110 da BR-290, em Eldorado do Sul -, em breve terá poucos vestígios. Não estão ocorrendo obras para sua desmontagem.
O que está sendo visto por quem passa pela região, inclusive durante o dia, é o furto de toda a estrutura. O que pode ter algum valor comercial para a bandidagem está sendo surrupiado.
Alguns materiais em ferro, a carcaça das antigas cabines de cobrança, o telhado e as estruturas de concreto ainda resistem. Pelo menos, por enquanto. Inclusive o prédio ao lado, que era usado como suporte ao pedágio está sendo invadido pelos ladrões.
O imóvel é de responsabilidade da superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Sul. Um acordo assinado em outubro de 2019 com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio Grande do Sul ratificou a transferência.
O prédio foi construído pela Triunfo Concepa, na década de 1990. Quando o contrato com a empresa chegou ao fim, o imóvel foi repassado ao Dnit.
Como a autarquia não tinha interesse em ocupar o local, a PRF solicitou a posse. O acordo tem vigência de 20 anos, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, a critério e conveniência do seu atual dono.
A intenção da PRF é transformar o local em uma Unidade Operacional de Policiamento (UOP). Essa estrutura busca proporcionar um melhor atendimento aos usuários das rodovias e oferecer infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades dos policiais.
O que sobrou das cabines de cobrança será retirada. O telhado será recuperado. A pista seguirá livre. Mas haverá um desvio para a direita a ser usado para a fiscalização.
As obras, porém, ainda têm data incerta. Segundo a PRF, a licitação que irá contratar a empresa que executará a reforma será realizada ao longo de 2022.