O grupo CCR enviou Fato Relevante aos seus acionistas nesta segunda-feira (1). Nele, a empresa informa que a construtora Andrade Gutierrez (AG) - responsável pela reforma do Estádio Beira-Rio - comunicou a extinção da negociação em que pretendia vender a sua parte das ações que tem do Grupo CCR.
De acordo com o documento, algumas condições para a concretização do negócio - como a reestruturação da dívida da AG com bancos locais e a revisão do acordo de acionistas dos controladores da CCR - não foram atendidas no prazo devido. O prazo do negócio expirou no domingo (31) e não foi renovado.
Dessa forma, o contrato com a gestora de fundo de pensão canadense CPP e gestora de fundos brasileira IG4 Capital foi desfeito. Procurada pela coluna, a AG ainda não comentou a informação. Já a CCR disse que a posição está descrita no fato enviado aos acionistas. A Andrade Gutierrez detém 14,86% das ações do grupo CCR e o valor da transação estava estimado em R$ 4,63 bilhões.
A CCR tem ampliado sua atuação no Brasil. No Rio Grande do Sul, a ViaSul administra os pedágios da BR-101, freeway, BR-386, e cuida da manutenção da Rodovia do Parque. Em Santa Catarina, é responsável pelo trecho sul da BR-101, entre Passo de Torres e Palhoça.
O grupo também venceu leilão para ampliar sua atuação em aeroportos. Ele será responsável por nove terminais no Sul, incluindo três em solo gaúcho: Bagé, Pelotas e Uruguaiana.
Mais recentemente, o grupo venceu leilão da nova concessão da BR-116, entre São Paulo e Rio de Janeiro - a rodovia Presidente Dutra por mais 30 anos. A CCR já comandava o trecho, mas o contrato de concessão atual da Dutra venceu em fevereiro e havia sido prorrogado por um ano.
Restauração do Beira-Rio
A Andrade Gutierrez foi a responsável pela restauração do estádio Beira-Rio. O investimento foi de R$ 350 milhões e as obras foram realizadas entre 2012 e 2014. Como contrapartida, em 2012 o Inter ofereceu para a construtora o direito de explorar, por 20 anos, as receitas de camarotes e Sky Boxes, cadeiras VIPs, áreas comerciais e vagas de estacionamento no edifício garagem, além de venda do marketing esportivo do estádio e exploração de shows e eventos.