Pouco antes de completar um ano e cinco meses interditado ao tráfego, o viaduto dos Açorianos, no Centro Histórico, já tem data para voltar a receber veículos. As obras de recuperação da estrutura, localizada na Avenida Borges de Medeiros, entraram na reta final.
Depois de concluída a nova pavimentação, o elevado de 202 metros começou a receber a sinalização das faixas nessa quarta-feira (15). Além disso, está ocorrendo a recuperação da calçada na região.
De acordo com a Secretaria Municipal da Obras e Infraestrutura (Smoi), os veículos voltarão a usar o viaduto a partir de 28 de setembro. A recuperação estrutural foi iniciada em fevereiro e já atingiu 95% de conclusão.
- As fortes chuvas das últimas semanas fizeram com que tivéssemos de diminuir o ritmo dos serviços. Intervenções como a implantação da sinalização, revitalização dos passeios e pintura da estrutura não puderam ser executados - informa o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A sinalização está sendo realizada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Já a aplicação do asfalto foi realizado pela Direção Geral de Conservação de Vias (DGCVU) da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSURB).
- Além da recuperação estrutural, maior obra já executada na história do viaduto, decidimos por realizar a revitalização da construção, e seus entornos. Entregaremos em alguns dias, um Viaduto dos Açorianos com nova pavimentação, pintura, passeios recuperados, e nova iluminação, com lâmpadas LED - destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A recuperação da estrutura do viaduto foi realizada pela empresa DW Engenharia. Ao todo, estão sendo investidos R$ 1,33 milhão na intervenção. Essa é a maior reforma ocorrida no viaduto, que foi inaugurado em 1973.
A interdição do viaduto ocorreu em maio de 2020, após a constatação de graves problemas na estrutura da construção. Quando isso ocorreu, o trânsito precisou ser desviado na região.