A prefeitura decidiu interditar por tempo indeterminado o Viaduto dos Açorianos, localizado na área central de Porto Alegre, por razões de segurança.
A medida, que entra em vigor a partir das 8h deste domingo (10), foi determinada após uma vistoria apontar "graves anormalidades estruturais" na extremidade sul da estrutura. Para resolver o problema, deverá ser realizada a maior obra de recuperação nos 47 anos do viaduto.
Em janeiro, a estrutura tremeu durante a passagem de um bloco carnavalesco a ponto de assustar muitos foliões. À época, a prefeitura informou que as pontes e passarelas da cidade eram periodicamente monitoradas e que o Açorianos estava "em condições estruturais normais de trafegabilidade".
Agora, em despacho, o prefeito Nelson Marchezan determinou "a interrupção total e imediata do trânsito de veículos automotores de qualquer porte até que seja executado um sistema de escoramento sob a estrutura do encontro danificado, ou até que nova análise ou alternativa sejam apresentadas".
A falha foi detectada por meio do programa de inspeções nos viadutos e pontes da Capital. Após vistoria dos técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), foi contratada uma empresa para execução do projeto de recuperação estrutural. Representantes da empresa, acompanhados de técnicos da secretaria, realizaram na quinta-feira (7) uma inspeção na parte interna do viaduto pela primeira vez em mais de 10 anos.
Localizado na Borges de Medeiros sobre a Perimetral, no Centro Histórico, o viaduto tem 202 metros de comprimento, com cinco vãos livres, duas pistas com três faixas de tráfego em cada uma, além de passeios públicos em ambos os lados e um divisor físico de concreto entre as pistas.
— Nosso objetivo é garantir a segurança dos cidadãos que por ali trafegam. Trabalhamos para executar a recuperação estrutural o mais rápido possível — afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Veja como ficam o trânsito e o transporte público
Trânsito
- Os veículos que circulam em direção ao Centro pela Praia de Belas serão direcionados para a Perimetral (Av. Loureiro da Silva), onde podem acessar a Lima e Silva, à esquerda, e seguem pela Fernando Machado até a Borges de Medeiros.
- Para quem trafega pela Borges em direção à Zona Sul, será permitido acessar a Demétrio Ribeiro, à esquerda, para chegar à José do Patrocínio e alcançar a Perimetral para então seguir via Avenida João Pessoa.
- Ou, no sentido oposto, em direção à Orla, ir até a rótula e seguir via Edvaldo Pereira Paiva; ou, se preferir ir pela Borges, faz o retorno na Loureiro da Silva, em frente à Câmara, e vai até a Antonio Klinger para chegar na Borges. Ou seja, ao chegar na Perimetral, pode pegar a esquerda ou à direita para ir à Zona Sul.
Transporte público
- As duas paradas de ônibus do trecho, uma em cada sentido, serão desativadas temporariamente, enquanto os coletivos e lotações realizarão os mesmos desvios dos automóveis.
Outras alterações poderão ocorrer. As informações serão atualizadas em tempo real pelo twitter @EPTC_POA.