Os assaltantes não estão dando folga para a Trensurb. Nos 31 dias de agosto, foram contabilizados 23 furtos de cabos de fibra óptica e de energia.
Ao longo do ano de 2021, já são 66 casos, contra 20 em igual período do ano passado. Dessa forma, o aumento já é superior a 230%, segundo levantamento da Trensurb.
Uma região tem se destacado negativamente. Somente nas proximidades da estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo, foram 19 ocorrências. O local tem a passagem do trem em linha aérea. Para ter acesso aos cabos, os criminosos precisam escalar a via.
A Trensurb ampliou rondas e conta com o apoio da Brigada Militar para tentar identificar os ladrões. Mesmo assim, não foi possível diminuir as ocorrências.
Uma nova ação está sendo adotada. Estão sendo colocadas placas de concreto ao longo de três quilômetros, por onde passam os cabos, próximo aos trilhos. E essas placas estão sendo chumbadas. Esse trabalho começou a ser feito na sexta-feira (27) e deve ser concluído em uma semana.
- (Os ladrões) Terão muito mais dificuldade. Nesse tempo (durante o furto) dará tempo da nossa segurança e a polícia chegar ao local e impedir - avalia o diretor de operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell Antunes.
A região da estação Canoas, no centro de Canoas, também enfrentou um grande número de ocorrências em 2021 - foram dez casos. Porém, a partir de uma ação da Brigada militar nos ferros velhos, foi possível acabar com novo ataques.