A Trensurb registrou um novo furto de cabos na noite desta quinta-feira (26) em São Leopoldo, no Vale do Sinos. Segundo a Brigada Militar (BM), um homem foi detido com 60 metros de fios e duas facas, a cerca de dez quadras da estação, após uma denúncia.
A BM contatou a Trensurb e conduziu o homem até a Polícia Federal (PF), em Porto Alegre. A identidade dele não foi divulgada.
Segundo a Trensurb, que confirmou o episódio, o furto não causou impacto na circulação dos trens. Os veículos vão circular normalmente nesta sexta-feira (27).
Este é o quarto incidente envolvendo furto de cabos da Trensurb em uma semana — e o quinto nas duas últimas. Na última sexta-feira (20), os usuários enfrentaram problemas na utilização do transporte após dois furtos de cabos no mesmo dia. Outro episódio foi registrado no sábado (21).
Segundo dados da empresa, de janeiro a agosto, ao menos 61 casos foram registrados. Os meses de março e agosto estão entre os que mais tiveram ocorrências. No mesmo período do ano passado, a Trensurb registrou 21 casos. Dessa forma, o aumento em 2021 é de 190%.