Quem se desloca de trem na Região Metropolitana e no Vale do Sinos encontra problemas desde o início da manhã desta quarta-feira (18). Devido a um furto de cabos da Trensurb, os veículos estão circulando com velocidade reduzida desde o início da operação, às 5h.
O problema impacta toda a operação, desde Porto Alegre até Novo Hamburgo. Assim, as estações ficaram mais cheias do que o normal no início da manhã.
Os intervalos dos trens são de 15 minutos. No horário de pico, o normal seria de quatro minutos. Das 8h30min em diante, os intervalos em dias comuns seriam de 12 minutos — assim, os transtornos começaram a ficar menores depois desse horário.
Conforme a Trensurb, o furto de cabos foi identificado às 4h30min entre as estações Sapucaia e Luiz Pasteur — no entanto, as equipes estão tentando identificar o local exato. O problema faz com que o Centro de Controle Operacional não receba as informações em tempo real para o controle de tráfego, e a operação precisa ser feita no modo manual, o que exige velocidade reduzida.
Ainda não há previsão para normalização total do serviço.