O trensurb voltou a ter a operação afetada neste sábado (21), após ter sido alvo de furto de cabos de energia elétrica pela quarta vez nesta semana - houve uma ocorrência na quarta-feira (18) e duas na sexta. Desta vez, os criminosos agiram na Estação Unisinos, por volta da 1h. Como a quantidade levada foi grande, as equipes precisam de mais tempo para restabelecer a operação, e por isso o intervalo entre os trens está maior do que normal.
Os trens circulam por via única entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, e neste trecho o intervalo é de 40 minutos. Já o intervalo entre as estações Mercado e Unisinos é de 15min (tempo normal no final de semana). O problema já dura pelo menos nove horas e, até às 13h30min de hoje, a Trensurb não tinha previsão de conserto.
Um funcionário relatou à reportagem de GZH que, nos últimos 10 dias, os furtos têm sido recorrentes, mas que a manutenção conseguiu solucionar o problema antes de a circulação iniciar, em alguns dos casos.
Na quarta-feira (18) feira houve o primeiro furto. Na sexta-feira (20), os cabos foram roubados em duas ocasiões. Os três casos ocorreram na Estação São Leopoldo.