Fundada em agosto de 1931 pelo Rotary Clube, a Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) completa 90 anos de atuação neste sábado (21). Para celebrar a data, a instituição que abriga e acolhe idosos na Capital está promovendo um drive-thru solidário a fim de arrecadar itens essenciais para o cuidado com os moradores, como fraldas geriátricas, caixas de leite e roupas.
O evento de comemoração, que precisou ser adaptado devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus, teve início nesta sexta-feira (20), às 9h. Até as 16h, cerca de 80 pessoas já haviam deixado suas doações na tenda que foi instalada na portaria da Spaan — Rua Frederico Etzberger, 635, bairro Nonoai, na zona sul de Porto Alegre.
No sábado, a instituição seguirá recebendo doações no mesmo local, das 9h às 18h. Os participantes devem estar usando máscara e, como forma de agradecimento, as primeiras 150 pessoas que passarem pelo ponto de coleta receberão um vaso de flor produzido com a ajuda dos idosos nas oficinas de jardinagem.
Para Gildásio de Oliveira, presidente da Spaan, celebrar o aniversário da instituição é também ressaltar a importância do lar para toda a comunidade. Ele destaca que a construção dessa trajetória só foi possível graças ao trabalho realizado por todos os colaboradores, funcionários, voluntários e diretores:
— São 90 anos acolhendo histórias de vida e promovendo a política de assistência aos idosos com muito respeito, cuidado e carinho.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, a responsável pelo marketing da Spaan Letícia Uzun salientou que todo tipo de doação é sempre bem-vinda e que a instituição ainda precisa de rádios e pilhas, pois o equipamento é um companheiro para os idosos — especialmente neste período de distanciamento social.
— Quem quiser encaminhar sua doação de rádio e pilha, pode mandar. São vários estilos musicais de interesse dos idosos, então cada um tem o seu para poder ter sua individualidade respeitada. É super bem-vindo, porque a gente faz uso frequente — afirmou.
Estrutura da instituição
Com capacidade para acolher cerca de 150 idosos, a Spaan tem atualmente 120 moradores, com idades entre 60 e 100 anos. A instituição conta com 45 quartos divididos por alas, além de espaços como refeitórios, cozinha, gabinetes para atendimento médico, sala de fisioterapia, salão de festas, sala de jogos, área externa para hortaterapia e jardinagem, entre outros.
De acordo com Letícia Uzun, desde 2013, com incentivos recebidos via Fundo Municipal do Idoso, a Spaan vem trabalhando para reestruturar a casa, tanto em relação ao espaço quanto ao serviço oferecido para os idosos que lá residem. A equipe é formada por profissionais como médico, enfermeiras, técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeutas, nutricionista, assistente sociais, cuidadores e cozinheiros.