Com o objetivo de amenizar a solidão dos idosos que residem na Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) durante o período de distanciamento social, estudantes da UniRitter foram convidados a escrever cartas com mensagens de afeto aos moradores da instituição de longa permanência. A iniciativa faz parte do tradicional Trote Solidário da universidade, que precisou ser adaptado para o formato online devido à pandemia de coronavírus.
— Tivemos a ideia no começo da pandemia para proporcionar um auxílio emocional a eles, que são o principal grupo de risco e precisam de isolamento rigoroso. Se os idosos que estão em suas casas e moram com suas famílias já sentem muito, passar por este momento pode ser ainda mais complicado para os moradores de instituições de longa permanência, que, muitas vezes, só têm contato com voluntários e auxiliares dos lares — comenta Tiago Paiva, professor coordenador do Núcleo de Extensão e Responsabilidade Social da UniRitter.
De acordo com Paiva, a proposta cativou a comunidade acadêmica e está contando também com a participação dos professores.
As cartas são destinadas aos idosos por meio de uma plataforma online criada exclusivamente para a ação. No site, o aluno pode selecionar o perfil de um morador — a plataforma informa nome, idade e principais características — e enviar a mensagem. Além disso, é possível verificar o número de cartas que cada idoso já recebeu para que todos sejam prestigiados.
Dona Zilda, por exemplo, tem cem anos e é descrita como amorosa e dedicada. Até a tarde desta quarta-feira (23), ela já havia recebido mais de 40 cartas. Já seu Dercirio, 77, caracterizado como reclamão, terá ao menos 16 mensagens dos alunos para ler.
Para o presidente da Spaan, Gildásio de Oliveira, toda a atenção dada aos idosos é extremamente importante para a saúde física e mental deles, principalmente em tempos de pandemia. Atualmente, a instituição tem 115 moradores.
— Estamos desde março sem receber a visita de familiares e voluntários, tudo com o objetivo de proteger os moradores e colaboradores. Contudo, entendemos que essa situação é um pouco desagradável, especialmente por conta do sentimento de isolamento dos idosos. Eles não estão sozinhos, mas sentem muita falta das visitas externas. A ação chega em excelente momento — afirma.
As cartas podem ser enviadas pela plataforma até 30 de setembro. Após a data, todas as mensagens serão encaminhas à Spaan, que fará a leitura para os moradores.