Mais uma vez, uma ação criminosa afetou a operação do trensurb. Desde as 6h20min desta quarta-feira (1º), quem precisava se deslocar de trem encontrou intervalos mais longos em horário de pico. A situação foi normalizada pouco depois das 8h.
Uma tentativa de furto de cabos foi registrada em São Leopoldo. Desta vez, os criminosos não chegaram a levar nada, mas danificaram a rede, o que afetou a circulação.
Os veículos circularam com velocidade reduzida e intervalos de 20 minutos entre as estações Novo Hamburgo e Sapucaia. Deste ponto até a estação Mercado, em Porto Alegre, a operação ficou normal ao longo de todo o início de manhã.
As equipes da Trensurb fizeram manutenção na pista, o que possibilitou a normalização da operação depois de uma hora e meia de problemas.
Entre os dias 18 e 26 de agosto, foram registrados cinco casos de furto de cabos, todos eles entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo. No fim de semana, foram feitos serviços de recuperação dos cabos de sinalização e implementação de medidas de contenção para evitar novos danos e furtos.