O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou o que pode ter sido a última prorrogação de contrato de investimento direto do governo federal na manutenção do pavimento de um trecho da BR-290 e da BR-116. O vínculo estabelecido em 2018 com a construtora Conpasul foi ampliado até janeiro de 2022.
O trecho vai da BR-290, após a ponte do Guaíba, até a BR-116, na cidade de Guaíba. Caberá à empresa realizar a conservação da pista neste período.
A partir de 2022, o governo federal tem interesse que mais trechos da BR-116 e da BR-290 sejam repassados para a iniciativa privada, inclusive estes que tiveram o contrato renovado. Os estudos já começaram a ser feitos pelo consórcio LOGIT – ATP – QM – JGP.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entende que a BR-116, entre Porto Alegre e Camaquã; e a BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande; são dois trechos prioritários. A previsão é que os estudos sejam concluídos até junho 2021. Já os leilões devem ocorrer a partir de 2022.
Os dois trechos já contaram com pedágios. As cancelas em Eldorado do Sul, na BR-290 foram levantadas em julho de 2018, quando chegou ao fim o contrato com a Triunfo Concepa. Já os trechos da BR-116, em Guaíba; e da BR-290, em Eldorado do Sul e Pantano Grande, deixaram de ter cobrança em dezembro de 2013.
Ainda não se sabe se no caso das duas rodovias gaúchas serão realizados um ou dois leilões. Sobre a BR-290, o vencedor deverá concluir as obras de duplicação de 115,7 quilômetros, entre Pantano Grande e Eldorado do Sul.
Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2014 ao custo de R$ 583,55 milhões. Havia previsão de que a obra fosse concluída até outubro de 2017. Porém, dos quatro lotes, poucas obras foram iniciadas e ainda não foram finalizadas, como a construção dos viadutos e seus acessos em Charqueadas e Pantano Grande.