Os ambulantes, que antes da revitalização vendiam seus lanches e bebidas na orla do Guaíba, vão poder voltar a comercializar seus produtos no local. Há cinco anos, as bancas existentes próximo à Usina do Gasômetro foram retiradas por causa do início das obras. Neste período, os comerciantes mantiveram suas bancas na região do Anfiteatro Pôr do Sol.
Eles serão instalados em dois módulos da orla que foram construídos durante a revitalização. Ao todo, são 19 lojas. O objetivo é que as estruturas recebam comerciantes de pequeno porte do ramo da alimentação. As duas edificações são semelhantes às dos bares da orla. O módulo 1 fica localizado próximo à curva do trecho 1 e o módulo 2 próximo às quadras de esporte.
O decreto que permite o uso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre. A prefeitura irá agora assinar os Termos de Permissão de Uso das lojas. Depois dessa etapa, os ambulantes terão 60 dias para mudar suas estruturas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, as ocupações estão ocorrendo só agora porque antes a prefeitura estava "definindo o formato jurídico, resolvendo algumas questões sobre o funcionamento do espaço compartilhado e detalhes de como seria feita a divisão do pagamento das redes de gás e elétrica".
Ao final de cada dois anos de atuação, as lojas passarão por licitação para que tanto quem já ocupou quanto outras pessoas possam concorrer ao uso dos espaços.