Desde novembro do ano passado, ambulantes que atuavam na região da Usina do Gasômetro tiveram que deixar o local por causa das obras de revitalização da orla do Guaíba. As barracas foram transferidas para as margens da Avenida Beira Rio, nas proximidades do Anfiteatro Pôr-do-Sol. No entanto, a mudança tem causado muitos problemas para os proprietários das 21 barracas.
Os ambulantes reclamam que, até agora, a prefeitura não ligou a energia elétrica como havia prometido. Antes, no gasômetro, a conta de luz era dividida pelos ambulantes que fazem parte da Associação da Orla do Guaíba. Atualmente, o jeito é improvisar com gerador.
"Fizemos todos os projetos, todos os encaminhamentos, como havia sido solicitado pela Prefeitura, mas, por enquanto, nada de luz. É gasto com combustível de gerador, temos o movimento bem mais fraco que antes, e muitos produtos que têm que ser bastante refrigerados nós deixamos de vender", disse um dos ambulantes, Abel de Matos.
A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) informou que os ambulantes localizados na Orla, oriundos da volta do gasômetro, estão no novo espaço temporariamente. A Smic garantiu que está providenciando a regularização dessa situação, se possível de imediato, para que eles possam requerer a ligação de energia elétrica junto a CEEE.