Uma tecnologia largamente utilizada em rodovias norte-americanas está sendo aplicada na duplicação da RS-118. O material está sendo usado como última camada de asfalto nos 21 quilômetros da pista, entre Sapucaia do Sul e Gravataí, onde não há o pavimento de concreto.
O produto é uma mistura asfáltica com polímeros. É chamado em inglês de gap graded, sendo amplamente empregado na construção de rodovias nos Estados Unidos.
- Essa tecnologia dará mais segurança aos motoristas que transitarem pela RS-118 duplicada, sobretudo nos dias de chuva. Como esse material facilita o escoamento da água e permite melhor frenagem dos veículos, reduziremos consideravelmente o risco de acidentes nesses 21,5 quilômetros de rodovia - avalia o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Esse tipo de asfalto também diminui o ruído durante o deslocamento do veículo. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), essa técnica tem poucos registros no Brasil, como no Paraná e em São Paulo.
A duplicação da RS-118 já ultrapassou os 90% de conclusão. Apesar das dificuldades enfrentadas pela pandemia, o governo acredita que os trabalho serão concluídos até o fim do ano.
O viaduto sobre a linha do Trensurb deve ser finalizado até o fim deste mês. Outro viaduto, sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, depende da aplicação de asfalto para ser entregue. O serviço também deve ser realizado ainda durante o mês de agosto.
Para finalizar a duplicação, que completou 14 anos em julho, será necessário concluir a pavimentação da pista principal e realizar os serviços complementares, como drenagem, construção de acessos, e ruas laterais, plantio de grama, além da pavimentação de calçadas.