No próximo domingo (30), a trincheira da Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre, vai completar quatro meses fechada. A passagem de veículos na obra prevista para a Copa de 2014 foi fechada para que os serviços pudessem ser concluídos.
Quem passa pelo local identifica já boa parte dos trabalhos finalizados. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), está ocorrendo a pavimentação das calçadas. Falta concluir a instalação de barreiras de concreto no sentido ao bairro, finalização dos muros, execução da pintura antipichação do muro de concreto e a pavimentação de parte da avenida.
O prazo previsto no contrato para término das obras é fevereiro do ano que vem. Porém, há expectativa que os serviços sejam concluídos até novembro de 2020.
O consórcio DDS, responsável pela obra, confirma que faltam poucos trabalhos como concluir a pavimentação entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana e fazer a sinalização do local.
Mas um imprevisto pode atrapalhar os planos da conclusão. As rachaduras que surgiram ao longo dos anos na Terceira Perimetral, e que não foram combatidas anteriormente, estão causando infiltrações dentro da trincheira. Se não quiser deixar a obra como era o Túnel da Conceição antes da reforma, a prefeitura precisará aprovar o conserto do pavimento da Rua Dom Pedro II.
Histórico
O contrato de início da obra foi assinado em 2012, mas os bloqueios e interferências começaram em março de 2013. Os trabalhos só começaram efetivamente após a Copa do Mundo de 2014.
Em outubro de 2016, com 85% da obra pronta, as empresas responsáveis pelo serviço alegaram dificuldades financeiras e paralisaram as atividades. O local ficou dois anos sem movimentação de operários. Mas, em novembro de 2018, a comunidade e empresários da região se mobilizaram. Eles conseguiram material e, com auxílio da prefeitura, concluíram a alça de acesso norte — sul, em maio de 2019, quando o trânsito foi liberado embaixo da terceira perimetral.
A prefeitura de Porto Alegre realizou uma nova licitação para a conclusão da obra. O consórcio DDS, formado pelas empresas Dobil e DW Engenharia, iniciou os trabalhos em março deste ano, com previsão de conclusão em fevereiro do ano que vem.