A prefeitura de Porto Alegre alterou a medida que restringe a saída de idosos de casa. Pelo decreto 20.529, que foi publicado em edição extra do Diário Oficial do município, as multas de até R$ 429,20 começam a valer nesta quinta-feira (26) e serão aplicadas às pessoas com mais de 60 anos que forem vistas em parques e praças. Quem for flagrado na rua sem necessidade será orientado a voltar para casa. A restrição e o isolamento seguem como regras para frear a epidemia na Capital. Os deslocamentos seguem permitidos em casos especiais, como por exemplo atendimento médico e hospitalar, exames laboratoriais, vacinação, compras de produtos alimentícios - respeitando os horários determinados pelas redes de supermercados para o grupo de risco - e idas às farmácias.
No decreto anterior, que foi revogado, também estava previsto que os idosos que estivessem sem documento seriam levados até suas residências para devida identificação. Nesta nova publicação, porém, não há especificação sobre essa orientação.
A nova determinação está em vigor e terá validade até o dia 15 de abril. O objetivo da ação é frear a transmissão do coronavírus em Porto Alegre. A regra de distanciamento social não se aplica aos trabalhadores da área da saúde, segurança e demais serviços essenciais.
Na quarta-feira (25), agentes da prefeitura realizaram ação e conscientização pelas ruas da cidade a fim de alertar os idosos sobre risco do coronavírus.