No dia em que o presidente Jair Bolsonaro anunciou em Pelotas que as rodovias federais do Brasil ficarão livres dos radares móveis, o governo gaúcho publicou os novos editais que vão prever a reinstalação de 93 controladores de velocidade nas estradas estaduais. A disputa foi dividida em dois editais.
A primeira licitação conhecerá as propostas em 22 de agosto. Serão 68 faixas de tráfego que serão monitoradas na RS-030, entre Osório e Tramandaí; na RS-040, entre Viamão e Pinhal; na RS-122, entre Portão e Caxias do Sul; na RS-239, entre Novo Hamburgo e Rolante; na RS-240, entre São Leopoldo e Montenegro; na RS-389, entre Osório e Torres; e na RS-453, entre Venâncio Aires e Tainhas. O edital também prevê a instalação de 16 câmeras de monitoramento e 16 dispositivos de leitor automático de placas nestas rodovias.
A outra concorrência receberá propostas em 23 de agosto. Serão 25 faixas monitoradas na RS-135, entre Passo Fundo e Erechim; na RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata; na RS-342, entre Ijuí e Cruz Alta; na RS-153, entre Passo Fundo e Tio Hugo; na RSC-287, entre Montenegro e Santa Maria; na RSC-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves; na RS-122, entre São Vendelino e Farroupilha. Também estão previstas nove câmeras de monitoramento e nove dispositivos de leitor automático de placas.
"Os editais foram divididos em dois lotes visando uma melhor distribuição dos equipamentos por regiões do Estado e otimização de atendimento pelas futuras contratadas, bem como a fim de oportunizar uma maior competitividade na licitação", informa a assessoria da Secretaria Estadual dos Transportes.
O investimento previsto total será de R$ 8,48 milhões durante dois anos, num gasto mensal de R$ 353,52 mil. Há previsão de possibilidade de prorrogação por mais dois anos.
Os pardais foram desligados entre 17 e 20 de julho. Eles monitoravam 93 faixas de tráfego em 13 rodovias. O motivo da diminuição da fiscalização nas rodovias estaduais foi o término dos dois contratos que estavam em vigor. Eles foram assinados em 2014, prorrogados em duas oportunidades, mas este procedimento não pode mais ocorrer.
Pardais desligados em rodovias estaduais não são novidade. Em novembro de 2010, os equipamentos foram desligados devido ao fim do contrato emergencial assinado entre o governo e a empresa Kopp Tecnologia. Os pardais só foram religados quatro anos depois, depois que o Piratini finalizou licitação e assinou contrato com a Perkons, que realizou as instalações dos controladores.