Não prosperou a ideia do Governo do Estado que pretendia instalar pedágios na RS-020 para realizar a duplicação em 117,7 quilômetros da rodovia, entre Cachoeirinha e Canela. O elevado valor de investimento para realizar as obras necessárias motivariam um preço de tarifa considerado alto demais.
De acordo com análise desenvolvida pela consultoria KPMG/Manesco/Planos, seria necessário investir R$ 900 milhões, no período de 30 anos. Para compensar os gastos, cada uma das duas praças de pedágio previstas ao longo da rodovia teria que prever tarifa de R$ 19,69.
A tarifa por quilômetro na RS-020 ficou em torno de R$ 0,35 como referência para a licitação. Para efeito de comparação, as outras rodovias estaduais que estão em fase final para publicação do edital de concessão, a RS-324 e RS-287, tiveram a média do quilômetro em R$ 0,13.
Outro fator identificado foi o baixo Volume Diário Médio (VDM), que é a quantidade de veículos que passa por dia na rodovia. Além disso, a rodovia tem muitas rotas de fuga no trecho de maior movimento, entre Cachoeirinha e Taquara.
Uma solução avaliada pelo Piratini seria realizar uma concessão subsidiada. O governo se comprometeria com aportes financeiros no contrato, a fim de amenizar os investimentos privados e, consequentemente, o valor da tarifa.
A contrapartida chegaria a 670 milhões em 30 anos. Porém, a hipótese foi descartada por causa da atual situação financeira do Estado. Dessa forma, o governo gaúcho decidiu não lançar edital para concessão desta rodovia.
- Isso não inviabiliza o projeto da duplicação, pois o estudo, muito bem realizado pelo consórcio, poderá embasar uma composição futura com outras rodovias, principalmente as da EGR que será extinta -, avalia o secretário estadual de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal.
Além da questão financeira, o volume de obras necessárias para a duplicação foi outro fator problemático, seriam necessárias intervenções consideradas pesadas, além de ter que realizar muitas desapropriações.
- A ideia inicial, que embasou o estudo, foi tornar a RS-020 uma nova rota para Canela e Gramado. Entretanto, na realidade, o contexto para a duplicação não se tornou favorável. Mas não desistiremos de buscar alternativas para qualificar essa importante rodovia -, destaca o secretário da Secretaria estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.