Quase dois meses depois de lançar os editais para concessão de duas rodovias estaduais e a Rodoviária de Porto Alegre, o governo Leite se prepara para lançar nova disputa. A Secretaria Estadual de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) está concluindo o levantamento que irá repassar a RS-020 para a iniciativa privada. A intenção é concluir o o estudo ainda em maio.
No trabalho que está sendo desenvolvido, 117 quilômetros da rodovia, entre Cachoeirinha, na Região Metropolitana; e Canela, na Serra Gaúcha; serão de competência da empresa que vencer a concorrência. Uma análise prévia feita pelo governo identificou que o chamado Volume Diário Médio (VDM), que é a quantidade de veículos que passa por dia na rodovia, não seria tão atrativo. Além disso, a rodovia tem muitas rotas de fuga no trecho de maior movimento, entre Cachoeirinha e Taquara.
Uma ideia pensada é envolver uma contrapartida do Estado na concessão, para deixar o valor do pedágio mais atrativo. Porém, com a atual crise econômica enfrentada pelo governo, essa opção se torna menos viável. Outra sugestão seria envolver uma segunda rodovia, fazendo com que os recursos dos investimentos previstos para a RS-020 sejam arrecadados também em uma outra estrada.
Há ainda um caminho a ser percorrido antes do começo da cobrança de pedágio. Após concluir o estudo, o Piratini precisará apresentar o projeto da concessão para o Conselho Gestor das Parcerias Público Privadas (PPPs), que irá apreciar o conteúdo do material pesquisado.
Sendo aprovado, o material vai para revisão do governo. Após a publicação no Diário Oficial do Estado, serão conhecidos pelos gaúchos os investimentos necessários para a duplicação e melhorias viárias da rodovia, além dos valores e locais das praças de pedágios. Ainda será necessário realizar consultas e audiências públicas antes da publicação do edital.