Na próxima quinta-feira (14), as rodovias federais do Rio Grande do Sul vão completar dois meses sem os controladores fixos de velocidade de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma nova fornecedora foi contratada em setembro de 2018. A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica está fazendo a instalação dos novos pardais e lombadas eletrônicas.
Por meio da Lei de Acesso à Informação (Lai), o Dnit comunicou que a empresa já instalou 38 equipamentos. A maior parte deles, 28, está disposta em 118 quilômetros da BR-116, entre Picada Café e Campestre da Serra.
Quatro controladores foram colocados na BR-158, em Santana do Livramento. Outros dois estão na mesma cidade, mas na BR-293. Os últimos quatro estão instalados na BR-285, em Passo Fundo.
Os equipamentos até já poderiam estar em funcionamento. Porém, de acordo com o Inmetro, a empresa Fotosensores apresentou problemas na documentação entregue, o que retardou o início da fiscalização.
"Algumas solicitações de verificação inicial da empresa Fotosensores foram recusadas porque a PAM (Portaria de Aprovação de Modelo) referente aos medidores que estão sendo instalados está em nome de outro fabricante. Tão logo seja feita a solicitação pela empresa que possui a PAM, as verificações serão agendadas pela Superintendência do Rio Grande do Sul", destacou o Inmetro por meio de nota.
A empresa informou que não irá se pronunciar sobre o assunto. O Dnit também não comentou o que foi feito até agora neste contrato.