As rodovias federais do Rio Grande do Sul vão completar, na próxima semana, dois meses sem registrar infrações por meio dos pardais e lombadas eletrônicas. Em 14 de janeiro chegou ao fim o contrato de quase nove anos com a empresa Kopp Tecnologia, que mantinha estes controladores de velocidade em operação.
Uma nova fornecedora foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em setembro de 2018. A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica chegou a instalar 38 equipamentos. Para começar a registrar excesso de velocidade eles precisam ser aferidos pelo Inmetro. Até agora nenhum deles está em funcionamento. O motivo foi um problema de documentação apresentado pela nova empresa.
"Algumas solicitações de verificação inicial da empresa Fotosensores foram recusadas porque a PAM (Portaria de Aprovação de Modelo) referente aos medidores que estão sendo instalados está em nome de outro fabricante. Tão logo seja feita a solicitação pela empresa que possui a PAM, as verificações serão agendadas pela Superintendência do Rio Grande do Sul", informa o Inmetro por meio de nota.
A empresa informa que não irá se pronunciar sobre o assunto. O Dnit também não comenta o que foi feito até agora neste contrato. Apenas esclarece que está todos os pontos de instalação de equipamentos eletrônicos de controle de tráfego nas rodovias federais.
"A autarquia está fazendo um estudo em todo a malha viária federal, com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), e somente funcionarão radares em locais onde seja indispensável seu emprego tecnicamente", comunica o departamento, também por meio de nota.
Rodovias terão equipamentos mais modernos
Este novo contrato terá duração de cinco anos e prevê 166 equipamentos para monitorar 189 faixas de tráfego. A promessa é que metade dos controladores terá sistema com identificação das placas de todos os veículos, mesmo daqueles que não passarem acima da velocidade.
Quatro rodovias deixam de ser responsabilidade do Dnit
E em três rodovias federais gaúchas, os pardais e lombadas eletrônicas não voltarão a funcionar com uso de verba do Dnit: na BR-101, Rodovia do Parque e BR-386. Estas três rodovias, junto com a freeway, são de responsabilidade da CCR ViaSul.
Caberá à concessionária de rodovias fazer a compra e instalação dos novos controladores, como consta no contrato. Porém, a empresa informa que só irá encaminhar a colocação dos pardais e lombadas a partir de um estudo que será solicitado para PRF.
Mesmo sem controladores, diminui número de mortes
O número de mortes em rodovias federais do Rio Grande do Sul caiu 21,4% em janeiro de 2019, na comparação com o mesmo mês no ano passado. O balanço da PRF aponta 22 mortes este ano, contra 28 em 2018.
O número de acidentes também caiu significativamente: de 346 para 302, uma queda de 12,7%. Foram 19 acidentes com morte em janeiro de 2019 contra 28 em janeiro de 2018 — queda de 32,1%.