Quatro meses após a ideia ter sido lançada, o pedido para realização de uma obra que pretende amenizar os congestionamentos no entorno da Arena do Grêmio ainda não chegou aos escaninhos de quem terá a competência de autorizá-la ou não. A construção da ponte para ligar o estacionamento do estádio diretamente com a freeway é vista como alternativa. Pela sugestão do Grêmio, a elevada só seria usada após os eventos realizados no estádio.
Desde 15 de fevereiro, a freeway está sob responsabilidade da CCR ViaSul, que é fiscalizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Representantes da Arena Porto Alegrense procuraram a CCR ViaSul no mês passado. Eles quiseram saber se a concessionária tinha interesse em realizar a obra. Ouviram que a construção não está prevista em contrato. Portanto, não cabe à concessionária realizá-la. Dessa forma, o pedido precisa ser avaliado pela autarquia federal, o que até agora não ocorreu.
"A área técnica de rodovias da ANTT reforça o entendimento de que não existe previsão de executar essa obra no contrato da ViaSul. Caso um particular a solicite, o pedido será analisado à conveniência técnica de executar a obra, sendo que o fato de ser uma freeway com certeza seria um dos critérios técnicos a ser considerado" informa a ANTT por meio de nota.
Antes disso, em novembro de 2018, a direção do Grêmio procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e apresentou o projeto para a realização da obra. Em dezembro, a autarquia respondeu que a ideia não era adequada, pois criaria riscos de acidentes na rodovia.