O entorno da Arena do Grêmio está perto de receber uma obra que pretende diminuir os congestionamentos em dias de jogos. Há duas semanas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) recebeu o projeto de construção de uma ponte para ligar o estacionamento com a Freeway.
- A aprovação não é obrigatória e depende de critérios técnicos - diz o superintendente do Dnit no RS, engenheiro Allan Magalhães Machado.
A autarquia não informou quanto tempo irá demorar para avaliar o pedido. E é bem possível que não decida nada sobre o pleito da direção gremista.
Como a partir de 9 de janeiro de 2019 o grupo paulista CCR assumirá a administração de quatro rodovias no Rio Grande o Sul, entre elas a freeway, o Dnit avalia mandar o projeto para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que deverá repassar para a empresa fazer a primeira análise do pedido.
A intenção do Grêmio é construir a ponte no estacionamento E2, ao lado da freeway. Pela sugestão encaminhada, a elevada só seria usada após os eventos realizados no estádio.
A obra não será realizada com recursos públicos. Ainda não está claro se o investimento será feito pelo Grêmio ou pela Karagounis, braço da OAS e construtora do estádio. Em nota, a Karagounis afirma que não tocará a obra:
"A Karagounis Participações informa que não participa da iniciativa de construção de uma ponte para ligar o estacionamento E2 da Arena do Grêmio com a rodovia Freeway. A empresa destaca que o projeto, se concretizado, será muito positivo para a circulação no bairro e para melhorar o fluxo após eventos realizados da Arena, mas ressalta que nunca tratou sobre o assunto com nenhuma das partes citadas."
Ouça o quadro Estamos em Obras, no programa Acerto de Contas, todos os domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha, com Jocimar Farina.