Falta pouco para os gaúchos voltarem a ter sensação de que vale a pena pagar pedágio. Desde o fim do contrato com a Triunfo Concepa, em julho de 2018, foram sete meses em que a freeway ficou sob a gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Por 83 dias, entre julho e setembro, a sensação do usuário da rodovia foi de completo abandono. Buracos e lixo se acumularam dentro e fora da pista até que a autarquia se organizasse e conseguisse prever um mínimo de investimento entre Porto Alegre e Osório. Depender de guincho ou de algum socorro médico neste período foi uma aventura.
O grupo CCR é um dos maiores do País no setor. Sabe onde e como investir. Tanto que bancou deságio de 40,53% no valor do pedágio proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ao oferecer uma tarifa de R$ 4,30 - já em R$ 4,40 por reajuste da inflação.
O diretor-executivo da CCR ViaSul, Roberto Calixto, já fez promessa: até o fim do mês de fevereiro, os buracos irão acabar. A BR-386, entre Canoas e Carazinho, será o principal desafio. Os pedágios deixaram a rodovia em 2013. O foco da empresa, nestes primeiros meses, será o combate ao aspecto de abandono das vias, com lixo, grama alta e defeitos no piso.
A partir de agosto, os usuários da BR-101, BR-448 (Rodovia do Parque) e BR-386 também terão acesso aos serviços de resgate de carros e de atendimento médico. Outra novidade será a instalação de 1.127 câmeras ao longo de três anos.
Daqui a um ano e meio entra em operação a praça de pedágio no limite entre Gravataí e Glorinha, tão esperada na região. Para os usuários da BR-386, fevereiro de 2021 marcará o início da duplicação da entre Marques de Souza e Lajeado - a ser estendida, posteriormente, até Carazinho. Na BR-448, a promessa é acabar com os solavancos enfrentados desde a inauguração, no final de 2013.
Ao não precisar mais investir em 467 quilômetros de rodovias, que passarão para a iniciativa privada, o Dnit terá mais capacidade de investimento. Por ano, a autarquia estava investindo R$ 145 milhões em contratos de manutenção do asfalto nas quatro rodovias, operação da ponte do vão móvel do Guaíba e dos túneis de Morro Alto. Este montante é praticamente a metade do que o Dnit recebeu do Governo Federal em 2018 para investir em manutenção em todos os 5 mil quilômetros de sua competência no Rio Grande do Sul.
Este é o quarto modelo de pedágios colocado em vigor desde a década de 1990. Quem conhece o assunto entende que é o mais completo de todos. Os gaúchos serão as "cobaias". E, assim como ocorreu nos tempos de Concepa, acho que tivemos sorte.
Principais datas:
11/01/19: assinatura do contrato de concessão.
14/01/19: publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União (DOU); início da reforma de praças e bases na freeway.
14/02/19: assinatura do Termo de Arrolamento, quando a concessionária assume os bens da rodovia;.
15/02/19: início da conservação e operação completa na freeway, BR-101, BR-448 e BR-386; operação do Túnel do Morro Alto entre os kms 67 e 69 da BR-101; operação do vão móvel da ponte sobre o Guaíba na BR-290; início da cobrança de pedágio nas duas praças da freeway (Santo Antônio e Gravataí).
15/08/19: início da operação completa nas rodovias BR-101; BR-448; BR-386.
15/02/20: início da cobrança nas praças da BR-386 (quatro praças) e da BR-101 (uma praça).
15/02/20: início do programa de restauração do pavimento na BR-386.
15/08/20: início da cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha na freeway.
15/08/20: início de cobrança na praça de pedágio de Glorinha no km 59 da freeway.
15/02/21: início das obras de duplicação de 225 quilômetros na BR-386 (começando pela parte entre Marques de Souza e Lajeado).
Informações gerais da concessão:
- 473,4 quilômetros de rodovias federais no RS.
- 32 municípios beneficiados.
- Investimentos de R$ 7,8 bilhões em obras e melhorias e de R$ 5,6 bilhões em operação.
Trechos:
- BR 101 — 87,9 km: Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Torres.
- Freeway — 98,1 km: Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre.
- BR 386 — 265,8 km: Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Triunfo, Tabaí, Paverama, Taquari, Fazenda Vilanova, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade, Tio Hugo, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Carazinho.
- BR 448 — 21,6 km: Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.
Praças de pedágio:
- BR 101 — km 35, em Três Cachoeiras.
- Freeway — km 19, em Santo Antônio da Patrulha, e km 77, em Gravataí (que será transferida para o km 59, em Glorinha).
- BR 386 — km 424, em Montenegro, km 374, em Paverama, km 260, em Fontoura Xavier, e km 203, em Victor Graeff.
Principais obras:
- Duplicação de 225 km de rodovias.
- Construção de 158 km de faixas adicionais.
- Construção de 76 km de vias marginais.
- Construção de 59 novos acessos.
- Construção de 36 interconexões.
- Implantação de 36 km de retornos em nível.
- Construção de 32 novas passarelas.
- Construção de 13 passagens inferiores.
- Instalação de iluminação em 172 km de vias marginais e travessias urbanas.
Principais serviços aos usuários:
- 14 estruturas entre bases operacionais e Serviços de Atendimento aos Usuários (SAU).
- Atendimento pré-hospitalar.
- Atendimento com UTI Móvel.
- Guinchos leves e pesados.
- Monitoramento com mais de 1,1 mil câmeras.
- Painéis de Mensagens Variáveis.
- 67 veículos e equipes de inspeção de tráfego.
- Conservação permanente.
- Ouvidoria.
- Totens de atendimento nas bases.
- Site e 0800.