A nove dias de assumir a gestão de quatro rodovias federais gaúchas, a CCR Via Sul promete ter mais de um profissional por quilômetro nos primeiros meses de trabalho. O foco inicial será o combate ao caráter de abandono das rodovias, que acumulam lixo, grama alta e buracos. A BR-386, entre Canoas e Carazinho, será o principal desafio, segundo Roberto Calixto, presidente da CCR ViaSul.
— A partir do dia 15, nós já entramos com equipe de intervenção rápida para eliminar todo buraco. (A buraqueira) vai acabar. A (recuperação da) buraqueira é imediata — disse Calixto, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (6).
Calixto também comentou que a concessionária já está em tratativas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que sejam feitas operações especiais para atender à grande demanda do trânsito em determinados trechos e períodos, como o deslocamento para a praia na época do veraneio.
As ondulações na Rodovia do Parque foram percebidas pela empresa, principalmente próximo de pontes e viadutos. As intervenções começarão a ser feitas e a expectativa é de que uma mudança bem significativa ocorra num prazo entre dois e três anos.
A concessionária oferecerá os serviços de resgate com ambulância na freeway a partir do dia 15 de fevereiro e garante já ter guinchos aptos a fazer rapidamente a remoção de veículos da pista. No último final de semana, um caminhão tombou na freeway e só foi retirado do acostamento três dias depois. O fato ocasionou um congestionamento de 50 quilômetros no domingo (3). Nas demais rodovias, o serviço de guincho e ambulância terá início em 15 de agosto, conforme previsto em contrato.
— A gente se preparou. Fizemos investimentos para ganhar capacidade e para melhorar os processos. Estamos melhorando os serviços para os usuários — disse Ricardo Castanheira, vice-presidente da CCR Lam Vias.
Atualmente, a empresa tem 400 pessoas contratadas, sendo que 250 estão sendo treinadas para atuar na freeway. Até o fim do ano, serão 1.050 funcionários, e o número deve chegar a 2 mil.
Principais datas:
11/01/19: assinatura do contrato de concessão.
14/01/19: publicação do extrato do contrato no Diário Oficial da União (DOU); início da reforma de praças e bases na freeway.
14/02/19: assinatura do Termo de Arrolamento, quando a concessionária assume os bens da rodovia;.
15/02/19: início da conservação e operação completa na freeway, BR-101, BR-448 e BR-386; operação do Túnel do Morro Alto entre os kms 67 e 69 da BR-101; operação do vão móvel da ponte sobre o Guaíba na BR-290; início da cobrança de pedágio nas duas praças da freeway (Santo Antônio e Gravataí).
15/08/19: início da operação completa nas rodovias BR-101; BR-448; BR-386.
15/02/20: início da cobrança nas praças da BR-386 (quatro praças) e da BR-101 (uma praça).
15/02/20: início do programa de restauração do pavimento na BR-386.
15/08/20: início da cobrança bidirecional na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha na freeway.
15/08/20: início de cobrança na praça de pedágio de Glorinha no km 59 da freeway.
15/02/21: início das obras de duplicação de 225 quilômetros na BR-386 (começando pela parte entre Marques de Souza e Lajeado).
Informações gerais da concessão:
- 473,4 quilômetros de rodovias federais no RS.
- 32 municípios beneficiados.
- Investimentos de R$ 7,8 bilhões em obras e melhorias e de R$ 5,6 bilhões em operação.
Trechos:
- BR 101 — 87,9 km: Osório, Maquiné, Terra de Areia, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Torres.
- Freeway — 98,1 km: Osório, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha e Porto Alegre.
- BR 386 — 265,8 km: Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Triunfo, Tabaí, Paverama, Taquari, Fazenda Vilanova, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, São José do Herval, Fontoura Xavier, Soledade, Tio Hugo, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto e Carazinho.
- BR 448 — 21,6 km: Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul.
Praças de pedágio:
- BR 101 — km 35, em Três Cachoeiras.
- Freeway — km 19, em Santo Antônio da Patrulha, e km 77, em Gravataí (que será transferida para o km 59, em Glorinha).
- BR 386 — km 424, em Montenegro, km 374, em Paverama, km 260, em Fontoura Xavier, e km 203, em Victor Graeff.
Principais obras:
- Duplicação de 225 km de rodovias.
- Construção de 158 km de faixas adicionais.
- Construção de 76 km de vias marginais.
- Construção de 59 novos acessos.
- Construção de 36 interconexões.
- Implantação de 36 km de retornos em nível.
- Construção de 32 novas passarelas.
- Construção de 13 passagens inferiores.
- Instalação de iluminação em 172 km de vias marginais e travessias urbanas.
Principais serviços aos usuários:
- 14 estruturas entre bases operacionais e Serviços de Atendimento aos Usuários (SAU).
- Atendimento pré-hospitalar.
- Atendimento com UTI Móvel.
- Guinchos leves e pesados.
- Monitoramento com mais de 1,1 mil câmeras.
- Painéis de Mensagens Variáveis.
- 67 veículos e equipes de inspeção de tráfego.
- Conservação permanente.
- Ouvidoria.
- Totens de atendimento nas bases.
- Site e 0800.