A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Conhecida por trechos como "Sabe, tchururu duh?", a música Conquista, da dupla Claudinho e Buchecha, dá ritmo à safra de uva deste ano. Ou melhor, uma paródia dela. É em uma ação publicitária da vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, onde Buchecha, artista dos anos 1990, está divulgando o suco da fruta.
Mais do que marketing, a iniciativa da cooperativa dá tom ao otimismo da produção deste ano, que está terminando de ser colhida. Conforme o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), a safra deve superar, inclusive, a expectativa inicial de volume, e alcançar até 750 mil toneladas de uva. Em relação ao ano passado, seria um acréscimo de 38,5%.

Os pomares das 1,1 mil famílias cooperadas da Aurora também repercutem esse otimismo. Encerrada na primeira quinzena de março, a colheita somou 71,6 milhões de quilos de uva, um volume 42,35% superior ao da vindima de 2024.
Mas é a qualidade que mais deve se destacar neste ano, projeta Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS. Para ele, essa pode ser "a safra das safras", da fruta ao produto final:
— A questão de aromas, de sabores, de acidez, isso tudo se amplifica na uva (de qualidade) e, automaticamente, é transferida para os derivados, os sucos, os espumantes e os vinhos.
Ficou curioso sobre a paródia? Aqui vai uma palinha da música, que será veiculada até junho, em plataformas de mídia online e offline:
"Sabe, tchururu duh,
é integral pra valer, oh yes,
Suco Aurora eu te amo,
e te quero tanto,
provar seu gosto uhh;
não, não é mentira,
nem hipocrisia,
é só fruta,
com Aurora e Tetra Pak tudo fica bom."