A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Inspirado no MasterChef — e no balido da estrela da festa —, o setor gaúcho de ovinos tem agora um concurso culinário para chamar de seu. É o Béee-Chef, que, neste ano, chega a segunda edição. A competição é uma das atrações da Agrovino, feira em Bagé, na Campanha, que inicia nesta quarta-feira (15). E busca divulgar a proteína — e as diversas combinações possíveis no prato — pelo paladar.
Presidente da Associação Bageense dos Criadores de Ovinos (Abaco), Gustavo Velloso diz que, até a década de 1970, o rebanho era majoritariamente voltado para a produção de lã. A ovelha ia para consumo só quando ficava mais velha — e o sabor poderia ser "mais forte".
— A medida que foi se trabalhando na produção de carne de ovelha, o abate começou a ser feito de forma precoce, em cordeiros, o que dá total diferença no sabor — garante Velloso.
Tanto é que a proteína está entre os cortes nobres na atualidade. O carré de cordeiro é um deles, bastante utilizado na culinária francesa, exemplifica o presidente da Abaco.
— É um nicho de mercado em expansão para ser explorado pela ovinocultura — avalia ainda.
Marcado para a próxima quinta-feira (16), o Béee-Chef recebe inscrições de pratos até a véspera. Na hora da competição, quando serão preparados os pratos de forma cronometrada, os jurados avaliarão tudo, da proteína até os acompanhamentos do prato. No ano passado, quatro pessoas participaram.
Já é tendência
Mas o Béee-Chef não é o único. Concursos culinários já viraram tendência na Agrovino de Bagé. Na programação "gastronômica" deste ano, há também o Concurso de Pratos da Emater, focado na criatividade com cortes ovinos, e o tradicional Concurso de Assado.
Chegando a 17ª edição, a Agrovino inicia na quarta-feira (15) e se estende até sábado (18), no Parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé.