A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O cliente no foco. Essa é a tônica que o empresário húngaro István Wessel tem há 43 anos no negócio e que sugere ser também o guia do setor produtivo. Foi o que destacou no Fórum Perspectivas 2025, realizado na Capital por Instituto Desenvolve Pecuária em parceria com Nespro/UFRGS.
— Não é o pecuarista, nem o frigorífico, nem o supermercado. Quem manda é quem está na cozinha — enfatizou o húngaro à coluna.
De acordo com Wessel, o consumidor mudou a sua demanda. A régua de qualidade subiu nos últimos anos, em parâmetros que vão do sabor à maciez da carne.
Por isso, o empresário entende que a mudança é necessária para manter e, até mesmo, alcançar novos mercados. E ele fala com propriedade. Faz parte da quarta geração de uma família de açougueiros húngaros e, durante a sua carreira, tem se dedicado a constantes inovações no ramo das carnes, com o lançamento da carne maturada, do carpaccio e do hambúrguer 100% feito de carnes.
— O paulista e o carioca preferem a carne mais macia. Já o gaúcho, quer ênfase no sabor. E o setor precisa se atentar a isso — resume Wessel.