Passado, presente e futuro do churrasco estão lado a lado na Via Gastronômica do Universo Pecuária, em Lavras do Sul. De forma proposital. Diretor-geral do evento, Davi Teixeira explica:
– Temos o churrasco fogo de chão, que representa a história. A parrilla, consumo da carne presente, e a steakhouse, do futuro.
Nesse caso, o consumidor entra, escolhe a carne e a bebida na geladeira, entrega ao mestre parrilero que abre a embalagem, explica que carne é aquela e depois faz a preparação. Na brasa. E depois vem a melhor parte: a degustação .
– Há alguns anos, as pessoas queriam comer bastante quantidade, por isso iam no espeto corrido. A geração de hoje quer comer menos e melhor, e a que está vindo quer comer menos, melhor e saber o que está comendo, a procedência – explica Douglas Roberto Nunes Goularte, responsável pela espaço e pela curadoria da Via Gastronômica.
Douglas Parrillero, como é conhecido, comanda a Salero Empório & Churrasco, em Santa Maria, e também toca o projeto Educarne. Ao lado de uma nutricionista, leva informações sobre a proteína.
– É uma experiência gastronômica, que vai do passado para o futuro – reforça o diretor geral.
Nesta sexta-feira (01) será realizado no evento o primeiro concurso de carnes com base nas propriedades organolépticas da carne. O Universo Pecuária segue até domingo (03) no parque do Sindicato Rural.