A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
É de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, um dos integrantes da dupla vencedora do reality show de mecânicos agrícolas Master Mechanic. Anderson Rodrigues e Darlon Mota, de Patos de Minas, no interior de Minas Gerais, foram os campeões da 2ª edição da competição organizada pela fabricante Massey Ferguson.
Com foco em máquinas de alta tecnologia, o programa, exibido no canal da marca no YouTube, destacou a capacidade dos profissionais em interpretar e entender a tecnologia embarcada nas máquinas agrícolas. Além do troféu exclusivo, cada integrante da dupla vencedora recebeu um prêmio de R$ 20 mil e uma viagem com acompanhante para Buenos Aires, incluindo uma visita à fábrica da Massey Ferguson no município de General Rodriguez.
Para Anderson, participar da disputa foi uma oportunidade de mostrar a importância do trabalho dos mecânicos agrícolas:
— A competição foi intensa e dei o meu melhor para conquistar o prêmio. Essa experiência só reforça a importância de estarmos sempre atualizados com as novas tecnologias.
Darlon destacou o espírito de equipe e a preparação técnica:
— Esse prêmio é resultado de muito estudo e parceria. Acredito que o Master Mechanic abriu portas para que mais mecânicos possam se inspirar e buscar qualificação para interpretar e aplicar a tecnologia no campo.
A dupla campeã enfrentou provas que testaram suas habilidades na configuração do conjunto formado pelo trator MF 8S e pela plantadeira Momentum. Os jurados avaliaram a capacidade técnica dos mecânicos em ajustar e calibrar o conjunto para assegurar precisão nas atividades.
— A adequação entre o trator e o implemento é essencial para garantir que os equipamentos trabalhem em harmonia, entregando a produtividade esperada pelo agricultor — explicou Bruno Pianca, gerente de serviços da Massey Ferguson.
Segundo José Fernando Schlosser, um dos jurados e professor da Universidade Federal de Santa Maria, o nível técnico desta temporada superou expectativas:
— Os participantes lidaram com máquinas que exigem uma compreensão profunda da tecnologia embarcada. As provas foram rigorosas, mas os mecânicos mostraram que estavam preparados para superá-las com excelência.
O programa contou com a participação de seis mecânicos, selecionados entre os profissionais das concessionárias da marca, vindos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, divididos em duplas por sorteio. Os mecânicos Antônio Carlos Rocha e Patrick Steffanello conquistaram o segundo lugar e Emerson Gonçalves e Higor de Freitas Larson ficaram na terceira posição.