A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
No estilo dos concursos culinários de televisão que caíram no gosto dos brasileiros, o agronegócio terá um reality show com foco no trabalho de quem cuida dos equipamentos supertecnológicos do setor. Batizado de Master Mechanic, o programa terá a primeira temporada em novembro.
Com três duplas de mecânicos e diferentes provas envolvendo a operação de tratores, o reality criado pela fabricante Massey Ferguson tem como objetivo valorizar a equipe que atua nas concessionárias, explica o gerente de serviços da marca, Bruno Pianca.
— Por que não fazer um reality show em que eles terão a mesma pressão do dia a dia? Porque o agro é isso, janelas de produção cada vez mais curtas, começa a colheita e na sequência os tratores já estão vindo atrás com o novo plantio — acrescenta.
Outro propósito do programa, continua Pianca, é a própria divulgação desse trabalho para o público em geral. Inclusive porque a mão de obra neste ramo é escassa. Segundo o gerente, cada vez mais o Centro de Treinamento da AGCO e o Senai tem feito parcerias para captar pessoas jovens oara este setor.
Com um total de três episódios, cada um de 22 minutos, o reality vai avaliar a capacidade de diagnóstico e de solução de problemas dos seis mecânicos participantes em tratores da linha MF 4400 — desenvolvida para atividades diárias no campo, como preparo do solo e plantio. A Mafê, especialista digital da Massey, participará como consultora das equipes, fornecendo dicas que poderão ser aplicadas durante as provas.
Os competidores foram selecionados a partir de uma inscrição aberta para os 1,5 mil técnicos da marca em todo o Brasil e são dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. O vencedor receberá, além de um troféu, um prêmio em dinheiro e uma viagem para a Argentina para turismo em Buenos Aires e praa conhecer a fábrica da Massey Ferguson em General Rodriguez.
As gravações começam ainda neste mês, no Centro de Treinamento da AGCO, em Campinas, e o primeiro episódio será divulgado no dia 2 de novembro, no canal no YouTube da Massey. No dia 9 e 16 do mesmo mês, serão veiculados o segundo e o terceiro episódio. As curiosidades e bastidores do reality serão mostrados pelo produtor rural e influenciador digital Fernando Viana, no perfil @viananalida.