A emergência zoosanitária decretada pelo Ministério a Agricultura para o Rio Grande do Sul, em razão do foco confirmado da doença de Newcastle, é mais uma ação parte do protocolo que tem como objetivo impedir a disseminação do vírus.
O status tem validade de 90 dias e dá agilidade na aplicação dos procedimentos de erradicação do foco, em aviário comercial de Anta Gorda, no Vale do Taquari, estabelecidos no Plano de Contingência de Influenza Aviária e doença de Newcastle.
Em outra frente, uma nota técnica traz especificações sobre a autossuspensão das exportações de frango, indicando os mercados em que se aplica, o alcance e o tipo de produto bloqueado, a partir dos acordos sanitários bilaterais que o Brasil tem com compradores da proteína.
A ação
Nessa relação, há países importantes, que estão no topo da lista dos maiores compradores. Para a China, maior importador da proteína, estão os embarques apenas do Estado do foco, no caso, o Rio Grande do Sul. O mesmo vale para a Arábia Saudita, quarto maior comprador. Para o Japão, terceiro no ranking dos principais destinos, a restrição vale para um determinado raio afetado pelo foco.
E, claro, trará impacto para os negócios. Ao adotar a suspensão da emissão dos certificados para exportação, o Brasil se antecipa a um eventual fechamento pelo país. Além da transparência, permite também o protagonismo na condução do processo para a retomada.