Com início marcado para o dia 24 de agosto, a 47ª Expointer entrou na contagem regressiva de um mês até a abertura dos portões ao público visitante. Porque dentro do parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde a feira é realizada, a movimentação para a montagem já começou, conta a subsecretária Elizabeth Cirne Lima:
— Hoje já tem várias áreas prontas, pintadas, evoluindo para uma limpeza mais refinada.
As contratações emergenciais para reparos dos estragos deixados pela enchente que tomou conta do parque em maio evoluíram em ritmos diferentes. Três tiveram o contrato finalizado na quarta-feira (24) e estão com o início da obra autorizado: elétrica, calçamento e telhado. A hidráulica e o piso de pavilhões ainda não — o processo teve de retroceder pela desistência das primeiras classificadas.
Apesar do prazo no contrarrelógio, a subsecretária afirma que será possível deixar o espaço pronto a tempo da exposição. Aditivos podem ser feitos para criar etapas de entregas, dando tempo hábil às empresas. Até o final desta semana deve ser concluído o processo de classificação, ranking e análise de documentação das empresas para os eixos tradicionais de serviços. Quanto ao acesso ao parque, seguem as negociações para a criação de linha de ônibus e para a colocação de um portão na parte dos fundos do parque, com entrada via BR-448.