Uma linha circular que leve até a primeira estação de trem em funcionamento e uma que conecte diretamente os visitantes ao parque Assis Brasil, em Esteio. Essas foram as alternativas sugeridas para o transporte público até a 47ª Expointer. A feira começa no dia 24 de agosto e vai até primeiro de setembro.
— Teve receptividade o nosso pedido — afirma o secretário estadual da Agricultura, Clair Kuhn.
Com os pedidos colocados à mesa na primeira reunião com a Trensurb e a Metroplan, agora será preciso alinhavar detalhes. O titular da Agricultura estima que um novo encontro saia ainda na semana que vem.
Será preciso definir, por exemplo, pontos de saída dessas linhas, sendo circulares ou diretas. E também de acesso ao parque onde a exposição é realizada. O martelo ainda precisará ser batido, em relação à viabilidade dessas propostas. Hoje, o acesso até a estação de trem de Esteio, que por meio de passarela se liga diretamente ao portão do parque, se dá a partir de Canoas.
Conforme a coluna já antecipou, os carros também deverão ter vagas acrescidas no estacionamento do parque. Mas a quantidade exata, para além dos 10 mil espaços existentes, dependerá da recuperação do espaço.
No ano passado, 822,34 mil pessoas passaram pela exposição nos nove dias. Boa parte usou o trem.
Participaram da reunião, além do secretário da Agricultura, o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e o diretor superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe. Já a partir deste sábado (13), a Trensurb irá contratar ônibus que farão a integração da estação Mathias Velho até o centro da Capital, e vice-versa, sem custo adicional.