A pouco mais de 50 dias da abertura dos portões, um dos pontos a ser negociados para a 47ª Expointer é o transporte público até o Parque de Exposições Assis Brasil. Boa parte dos visitantes usa os trens para chegar ao local, mas em razão da catástrofe climática, ainda há estações que não estarão operando. Uma das possibilidades a ser sugerida pelo governo do Estado é a criação de uma linha de ônibus circular do Mercado até a primeira estação em operação, de onde seguiriam até Esteio (onde uma passarela leva direto à exposição). Ainda nesta semana uma agenda deve ser buscada com Metroplan e Trensurb.
O estacionamento para carros também deve ganhar novas vagas. Conforme a subsecretária do parque, Elizabeth Cirne Lima, antes mesmo da enchente a previsão era ter essa ampliação. A quantidade exata a ser acrescida aos 10 mil espaços existentes dependerá do ritmo do trabalho de recuperação do parque — a ideia é algo em torno de 5 mil.
Com relação à recuperação das áreas afetadas pelas águas de maio (elétrica, hidráulica, piso de pavilhões, calçamento e coberturas), o processo para a contratação das empresas está em andamento. A previsão era de que pudesse ser concluído na semana passada, mas ficou para esta.
— A ideia é tentar finalizar nesta semana. Está andando, temos processos de excepcionalidade para o momento — reforça a subsecretária do parque.
Também seguem os trabalhos de limpeza, troca de mobílias e reparos feitos por entidades em seus espaços localizados dentro do parque. A Expointer vai de 24 de agosto a 1º de setembro.
O assunto foi tema do comentário no Gaúcha Hoje desta terça-feira (02). Confira: