A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Da lavoura de arroz ao rebanho de ovinos, a cidade natal de Matteus também é protagonista fora do Big Brother Brasil. Alegrete, como o brother é conhecido pelos outros participantes do programa, está entre os maiores produtores em diferentes atividades agropecuárias.
A começar pelo arroz. Depois de Uruguaina, Santa Vitória do Palmar e Itaqui, é a cidade de Matteus a maior produtora do cereal no Estado. Conforme dados da última safra do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a produção chega a 430 mil toneladas, em 48,1 mil hectares plantados. Neste ano, a colheita está atrasada em razão da chuva excessiva na primavera, que retardou o plantio.
Coordenador Regional da Fronteira Oeste do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cleiton José Ramão atribui a características favoráveis do solo e do clima no município para essa colocação:
— O arroz necessita de solo mais plano e um perfil de solo que armazene a água, porque o arroz é irrigado e fica com uma lâmina. Também requer temperatura e alta radiação solar no verão. Características que se encontram em Alegrete.
Alegrete é sede da Cooperativa Agroindustrial Alegrete (Caal) e da Pilecco Nobre, que beneficiam o cereal produzido na região.
O município também está entre os 50 principais municípios produtores de soja (49º, com 51 mil toneladas), trigo (41º, com 34,2 mil toneladas) e melancia (39º, com 450 toneladas), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Destaque na pecuária
E se a história do gaúcho se mistura com a de Alegrete, que já foi a terceira capital farroupilha no Estado, a pecuária não seria diferente. De acordo com o dado mais recente do IBGE, o município é o que tem o maior rebanho de bovinos no Estado, com 572 mil cabeças. É na cidade também que está localizada uma das quatro unidades frigoríficas da Marfrig no Rio Grande do Sul, que realiza o abate e a desossa.
O município também tem o maior rebanho de bubalinos, com 2,33 mil cabeças; o segundo maior rebanho de ovinos, com 216,98 mil cabeças; e o terceiro maior rebanho de equinos, com 20,37 mil cabeças no Rio Grande do Sul. Aliás, sobre cavalo, Matteus já demonstrou sua afeição pelo seu animal, o Shupim.
O top 10 de Alegrete
- 1º município gaúcho com o maior rebanho de bovinos
- 1º município gaúcho com o maior rebanho de bubalinos
- 2º município gaúcho com o maior rebanho de ovinos e 3º com a maior produção de de lã
- 3º município gaúcho com o maior rebanho de equinos
- 4º município gaúcho com a maior produção de arroz
Fonte: IBGE