A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Não é só Matteus que é de Alegrete e ficou famoso com o Big Brother Brasil deste ano. Shupim, como seu cavalo é chamado, também. O brother gaúcho, que não perde oportunidade no programa de demonstrar orgulho pelas suas raízes, inclusive do campo, se emocionou no final do mês passado ao ver um vídeo do animal, durante o Almoço do Anjo. Já à tarde, a sua reação era assunto nas redes sociais.
Mas afinal, quem é "Shupim"? Da tela do BBB para o campo da zona rural de Alegrete, a coluna foi atrás de mais informações.
Da raça crioula, uma das mais representativas do Estado, Shupim também chamou a atenção do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Hax. Na sua avaliação, essa repercussão “é interessante para a raça”:
— É importante divulgar a cultura equestre para todo o Brasil.
No BBB, o brother já falou também sobre o Freio de Ouro, tradicional competição da raça.
— O cavalo que alia a morfologia, junto com a parte funcional, é o animal mais valorizado — explicou Matteus aos outros confinados sobre a prova.
À coluna, Hax garantiu um lugar reservado para Matteus na prova.
Atualmente com 10 anos, Shupim foi entregue ao brother há sete. Desde o início, teve de ir morar na propriedade do estancieiro Marco D’Napoli, em Alegrete, onde às vezes trabalha como peão.
— O Matteus é um guri muito humilde. Não teria como criar o cavalo em casa — explica Miguel Senador Ferrari, assessor da família.
Mas é “a paixão da vida dele”, garante a mãe, Luciane Amaral:
— Esse cavalo é um companheiro do Matteus, de trabalho, de vida. Ele é simplesmente apaixonado. Já teve até proposta de compra, mas ele não quis vender de jeito nenhum.