Matteus Amaral, gaúcho do BBB 24, não perde a oportunidade de exaltar a cultura do Rio Grande do Sul no programa. Além de usar bombacha, boina e alpargata, o alegretense já dançou a chula, falou aos colegas sobre o Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), e até elogiou a apresentadora Cristina Ranzolin, ícone da RBS TV. Contudo, é na música que ele tem sua principal bandeira.
O estudante já cantou dezenas de sucessos regionais no programa. Alguns foram repetidos por ele tantas vezes que outros participantes também aprenderam a cantar, emocionando o gaúcho. Aliás, Matteus quase sempre cai no choro quando alguma canção nativista toca nas festas do programa.
Abaixo, GZH reúne músicas que compõem a playlist do gaúcho no BBB 24.
Canto Alegretense - Neto Fagundes
Natural de Alegrete, na Fronteira Oeste, o gaúcho levou o amor pela terra natal ao Big Brother Brasil. Tanto que uma das primeiras músicas interpretadas por ele no reality foi o Canto Alegretense, uma espécie de hino alternativo da cidade e do Rio Grande do Sul.
Matteus voltou a cantar a ode ao baita chão muitas outras vezes, quase sempre em meio as lágrimas, e ainda ensinou a letra aos colegas de confinamento. Agora, os versos eternizados na voz de Neto Fagundes são conhecidos por todo o Brasil.
História dos Passarinhos - Gildo de Freitas
Música que também arrancou lágrimas de Matteus durante uma festa do reality, História dos Passarinhos, clássico de Gildo de Freitas, narra a história de um peão que compra uma ave na intenção de libertá-la da gaiola, pois também já havia sido preso. A canção está no primeiro LP de Gildo, O Trovador dos Pampas, que completa 60 anos em 2024.
Meus Amores - Luiz Marenco
"Entre os amores que eu tenho/ O pingo, a china e o pago/ E esta guitarra que trago/ Das origens de onde venho", diz o primeiro verso de Meus Amores, música de Luiz Marenco cantada por Matteus na festa do Top 8. O gaúcho ficou emocionado ao ouvir a canção que fala do amor às coisas do campo. Ele dedicou a música aos conterrâneos: "Essa é para vocês, meu Rio Grande. Eu amo vocês".
Batendo Água - Luiz Marenco
Mostrando que tem o repertório do nativista na ponta da língua, Matteus cantarolou versos de Batendo Água, composição de Luiz Marenco com Gujo Teixeira. A música, que se tornou um verdadeiro clássico do cancioneiro regionalista gaúcho, foi revelada no festival Coxilha Nativista, de Cruz Alta.
Cadela Baia - Mano Lima
"Meus Deus do céu, isso é um sonho", disparou Matteus ao ouvir Cadela Baia, sucesso de Mano Lima, tocar em uma festa do BBB 24. Ele não conseguiu conter as lágrimas enquanto a música tocava. Aos colegas, disse que o momento valia "mais do que qualquer prêmio" e expressou, mais uma vez, seu amor pelo Rio Grande: "Sou muito grato a Deus por ter nascido gaúcho, ter nascido lá no Alegrete e estar aqui hoje".
Tordilho Negro - Teixeirinha
Só de ouvir a melodia de Tordilho Negro tocar na última festa do reality, Matteus já foi às lágrimas. O gaúcho cantou do início ao fim a canção de Teixeirinha, uma epopeia dos pampas que narra a jornada heróica de um peão que consegue domar um cavalo indomável. A versão tocada no BBB 24 foi interpretada pelo grupo Os Serranos.
Os Loco lá da Fronteira - César Oliveira e Rogério Melo
Alegretense que é, Matteus não poderia deixar de lado Os Loco lá da Fronteira, sucesso de César Oliveira & Rogério Melo. A rancheira fala do jeito de ser fronteiriço, mas de uma forma muito bem-humorada.
"Não afrouxemo nem nos lançante/ Pois semo loco de dá com um pau/ Cruzemo a nado se o rio não dá vau/ Neste mundo véio flor de cabuloso", diz um trecho da música, cantarolada pelo gaúcho na casa mais vigiada do Brasil.
Um Bagual Corcoveador - João Luiz Côrrea
Dando continuidade a sua missão de difundir o cancioneiro gaúcho entre os colegas de confinamento, Matteus tentou ensinar Beatriz a cantar Um Bagual Corcoveador, de João Luiz Côrrea.
A música, que é recheada de termos regionais, despertou a curiosidade da sister. "O que é maneador?", perguntou ela ao ouvir a estrofe "Num bagual gordo e delgado/ Arisco e corcoveador/ Que se assustava da estaca/ E da sombra do maneador". Trata-se de um tipo de arreio usado para selar o cavalo.
Troca de Tiro - grupo Bailaço
Fã de carteirinha do grupo catarinense Bailaço, Matteus pediu várias vezes para a produção do programa tocar músicas do conjunto. Na festa do Top 8, o pedido foi atendido mais uma vez, com a música Troca de Tiro. O gaúcho deu show dançando coladinho com Isabelle, e o momento levou à loucura quem torce para que os dois formassem um casal.
Morena - Julian e Juliano & Só Vanerão
Não dá para esquecer que Matteus já viveu um romance no BBB 24. Quando estava enamorado por Deniziane, o gaúcho chegou a fazer uma serenata com a música Morena, de Julian e Juliano & Só Vanerão, banda que é sucesso nos bailões do interior do Estado. "O teu sorriso me pegou, morena/ Tô amarrado que chega dar pena", cantou ele para a sister.
Camisa Vermelha - Guarda Popular, torcida do Internacional
Para fechar a playlist, não poderia ficar de fora Camisa Vermelha, cântico da torcida do Internacional. Apesar de ter sido mosqueteiro do consulado do Grêmio em Alegrete, Matteus é "colorado doente", como definido pela mãe dele em entrevista a GZH.