A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Mais do que um espaço que promete preços justos a quem quer colocar pescados à mesa na Semana Santa, a Feira do Peixe de Porto Alegre deste ano será uma oportunidade de retomada. Depois de duas enchentes que impediram a pesca e a comercialização do produto, pescadores de todo o Estado terão entre esta segunda (25) e sexta-feira (29), no Largo Glênio Peres, um momento para rentabilizar a sua atividade.
Presidente da Colônia de Pescadores Z-5, que abrange cerca de 300 pescadores na Região Metropolitana, Gilmar Coelho explica que o período foi "muito curto até agora" e, portanto, a oferta de peixe pode ser menor:
— Houve duas enchentes, em setembro e outubro, quando a correnteza levou casa, embarcações. E depois logo veio a piracema (quando há o período de defeso), de novembro até janeiro. Conseguimos pescar só a partir de fevereiro.
O cenário, no entanto, não afeta a expectativa com relação aos negócios. Pleiteado pelos pescadores, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, subsidiou, neste ano, toda a infraestrutura do local. Foram quase R$ 400 mil investidos no evento, que também ganhou um dia a mais com relação ao ano passado.
— Este ano contamos com a organização e o investimento da prefeitura. Temos melhores condições para fazer um grande evento. Esperamos superar as vendas e o público do ano passado — afirma Coelho, referindo-se às 355 toneladas de peixe comercializadas e as 300 mil pessoas na feira em 2023.
Secretário da pasta, Cassio Trogildo concorda:
— Imaginamos no mínimo manter o desempenho do ano passado.
Com peixes de todo o Estado, da tainha ao jundiá, 40 bancas estarão comercializando os produtos resfriados e congelados. Outras quatro bancas venderão alimentos processados, como a tainha assada na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe.
Neste ano, Feira do Peixe de Porto Alegre tem organização da Secretaria, com parceria da colônia e da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo-Sul (Appesul).
Saiba mais
- O que: 244ª Feira do Peixe de Porto Alegre
- Quando: De segunda (25) a quinta-feira (28), das 8h30 às 22h, e na sexta-feira (29), das 8h30 às 13h
- Onde: No Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico