A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O trabalho diário da pecuária, do campo ao frigorífico, mais uma vez ganha destaque na beira da praia do Rio Grande do Sul. É neste sábado (27), das 10h às 17h, no Paleta Atlântida, em Xangri-lá. Considerado o "maior churrasco do mundo" pela organização, o evento promete vir em peso neste ano — e bater recordes. São esperadas 100 mil pessoas e 60 toneladas de carne assadas.
Com um cardápio diverso, que vai dos cortes tradicionais de bovinos, ovinos e suínos até os mais inusitados, como de jacaré, rã e avestruz, o CEO do Paleta, Luciano Leon, projeta mais um evento com possibilidade de divulgar o agronegócio gaúcho:
— A diversidade de proteína é enorme. Envolve todas as raças, formas de criação, manejo, do campo à mesa. Dentro do mercado da carne, o Paleta é o maior divulgador.
Entre as proteínas, a carne de búfalo também vai estar no cardápio e marcará presença pelo segundo ano seguido. Desta vez, a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) aposta será no contra-filé, granito e linguiça, que serão servidos para degustação do público.
— Serão 10 churrasqueiras disponíveis e a Ascribu vai levar a carne de búfalo criado a pasto para ser preparada no evento — detalha a presidente da presidente da Ascribu, Desirée Mōller.
A pecuária e a cultura do churrasco estarão em mais de 3 quilômetros de extensão na beira da praia de Atlântida. Além de mais de 240 tendas para mais de 1,2 mil assadores simultâneos, são esperadas mais de 100 empresas em espaços corporativos de diversos ramos no local.
Para participar, é preciso adquirir ingresso. Há duas modalidades de tíquetes: o apenas para participar do evento com direito a open food, mas não assar, e o que permite assar a carne com os amigos, com a possibilidade de escolher o lugar da churrasqueira no momento da compra. Mais informações no site www.paletaatlantida.com.br.
Carbono neutro
Pelo segundo ano seguido, os técnicos da Cooperativa Mista Santa Bárbara (Coomysa) estarão no Paleta para mensurar a pegada de carbono do evento. Os gases de efeito estufa emitidos serão compensados pelo estoque de carbono da cooperativa.