Ainda inusitada para muitos apreciadores de um bom churrasco, a carne de búfalo será um dos destaques do Expochurrasco, que ocorre neste sábado (22), em Porto Alegre. Uma carcaça inteira do animal será assada para que o público deguste da iguaria.
O objetivo é justamente “oferecer uma prova” dos atrativos da proteína. Conhecida pela qualidade nutricional, a carne de búfalo é considerada mais magra que as demais. Possui 40% menos colesterol, 55% menos calorias e 10% a mais de minerais e proteínas, destaca a presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller.
Esta é a primeira vez que uma carcaça inteira de búfalo será assada em evento na Capital.
— É um público diferente e será uma oportunidade de desmistificar porque as pessoas costumam achar que o búfalo é selvagem. Vamos apresentar ao público geral que é uma carne saudável, saborosa e sustentável — diz Desireé.
A carcaça será assada pelo chef mineiro Mario Portella, que ficará responsável por extrair dela o melhor sabor. A carne está sendo fornecida pelo Búfalo Gaúcho, com apoio da equipe da associação.
Além da carne de búfalo, o Expochurrasco terá carnes bovinas, ovinas, suínas, de aves e pescado. Chefs e assadores comandarão o fogo em 40 estações de gastronomia. O evento será no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, das 12h às 19h. A organização é da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).