A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Já está em solo gaúcho a missão das Filipinas que veio conhecer de perto o sistema de defesa sanitária animal do Estado. O grupo, formado por oito pessoas, entre técnicos e intérpretes, desembarcou nesta quinta-feira (7). Nesta sexta (8) se divide para ir a campo, cumprindo roteiro nas regiões Noroeste, Fronteira Oeste e Serra, onde conhecerão a produção de aves e de suínos. A visita traz a expectativa de novas conquistas junto a esse populoso mercado — são 123,9 milhões de habitantes. Hoje, os filipinos já são importadores de aves, mas podem ampliar a fatia de compra a partir do reconhecimento do status do Rio Grande do Sul de zona livre de febre aftosa sem vacinação.
— É um mercado populoso, bastante aquecido e conhecido por ser um bom pagador — observa Rosane Collares, diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria Estadual da Agricultura.
O RS tem a certificação internacional desde 2021, mas cabe a cada país a fazer essa validação. Chile e República Dominicana estão na relação dos que abriram mais espaço à proteína animal do Estado a partir desse reconhecimento.
A missão filipina tem quatro auditores, quatro intérpretes e é acompanhada por dois auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura do Brasil. Nesta quinta, a equipe foi apresentada ao sistema de defesa sanitária da Secretaria da Agricultura e da superintendência do ministério no RS. Do Estado, a comitiva segue para outros roteiros no país, que incluem Brasília, Santa Catarina, Paraná, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Acre e Rondônia. O foco da comitiva é em suínos, aves, bovinos e fronteiras (entender a entrada legal de produtos e animais e o combate do trânsito ilegal).
E se a primeira impressão é a que fica, Rosane adianta que a perspectiva é positiva:
— Eles ficaram bastante satisfeitos com o controle que é feito no RS, com o Programa Sentinela, atividades de mitigação de risco, entre outras. Ficaram impressionados. Elogiaram também a transparência do nosso site.