A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Uma iniciativa desenvolvida no município de Itati foi parar na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A lei que determina a compra da agricultura familiar de 100% dos alimentos que vão para o prato dos estudantes ganhou a vitrine de evento realizado pela instituição no Panamá. E teve como porta-voz a nutricionista Samanta Sparremberger, que trabalha na prefeitura e é entusiasta da ideia de aproximar campo e cidade e de colocar alimentos saudáveis à mesa dos alunos.
— Quando eu assumi (o cargo na prefeitura), era servido refrigerante, suco de pacotinho e salsicha para as crianças. Foi aí que resolvi me mobilizar. Eu não tinha me formado em Nutrição para criança tomar refrigerante no colégio — justifica Samanta.
As regras do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) determinam que 30% da aquisição dos alimentos seja da agricultura familiar. Mas Samanta entendeu que era possível ir além. Por meio de um "trabalho de formiguinha", como define , conversou com pais, merendeiras e professores e visitou propriedades rurais da região, para traçar um plano de cultivo.
O objetivo era entender o que as famílias produziam ao longo do ano e o que poderia ser oferecido às crianças das escolas.
Ao ver que fazia sentido ampliar esse percentual, levou a proposta ao Executivo. Em 2019, a lei que determina a compra de alimentos para a merenda escolar 100% da agricultura familiar passou a vigorar.
Atualmente, as duas escolas do município são beneficiadas pela parceria. Os alimentos, que somam 60 variedades, incluindo plantas alimentícias não convencionais, vêm de 272 produtores associados da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafit). Cerca de metade também é de sistemas orgânicos de produção.
— Hoje, os alimentos que chegam aos alunos vêm com uma consciência, trazem consigo uma educação alimentar e nutricional. São alimentos de verdade — comemora a nutricionista.