A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A proteína é diferente, mas a ideia por trás de duas churrascadas que ocorrem neste final de semana no Estado é a mesma: divulgar a produção dos campos gaúchos ao consumidor final. É o famoso pegar pelo estômago. Na Região Metropolitana, o evento Churras & Lúpulo, colocou no cardápio carne de búfalo. Na Região Central, o Best Beef Day coloca na vitrine a carne bovina de diversas raças.
Parceria da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu) com a Unisinos — e o curso de Gastronomia da universidade — o Churras & Lúpulo terá um menu especial, adiantado à coluna: 220 quilos de carne com arepas, pão de milho, natilla (creme feito a partir do leite de búfala) e chimichurri. De sobremesa, alfajor com doce de leite de búfala, iogurte e frutas da estação. E para beber, cervejas artesanais da região do Vale dos Sinos. O evento começa neste sábado, a partiR das 11h, na Unisinos, em São Leopoldo.
De acordo com o vice-presidente da Ascribu, Raphael Gonçalves, a associação tem se mobilizado nos últimos meses para participar de eventos como esse para divulgar a proteína:
— É uma carne que ainda tem resistência por parte do consumidor por desconhecimento das suas qualidades. É saudável, tem menos gordura e colesterol. E também é mais sustentável, pelo animal ser mais rústico, não pega carrapato, por exemplo, e não precisa de tantos insumos.
Na Região Central, o Best Beef Day é organizado pelo Frigorífico Silva, de Santa Maria. A partir das 12h, será servida carne bovina de diversas raças no Espaço Esmeralda. Com três assadores diferentes, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) será representada por cortes de costela, janela, paletas inteiras, tomahawk inteiro e costela 13 ossos.
Para o gerente-executivo da ABHB, Felipe Azambuja, participar de um evento como esse é "importantíssimo":
— É um grande momento para divulgarmos o nosso trabalho com a raça para o consumidor.