A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A ideia é quebrar paradigmas, a começar pelo nome. Primeira edição do evento que busca colocar a carne suína no centro do churrasco, o Porcaço ocorre no feriado do dia 20 de setembro, dentro da programação do Churras no Cais — evento do Cais Embarcadero que celebra a Semana Farroupilha.
"Queremos romper o padrão", reforça o diretor-executivo do Frigorífico Santo André, que fornecerá a proteína ao evento, Felipe Rebechi:
— A carne de porco, via de regra, é servida como um acompanhamento no churrasco. Dificilmente é o prato principal.
Churrasqueira Clarice Chwartzmann, que vai preparar os pratos, completa:
— Vai ser uma ótima oportunidade para explorar sabores e texturas dessa carne que funciona super bem sozinha, com molhos e temperos. E de incentivar pessoas a incorporarem mais no churrasco.
O nome, continua Clarice, foi inspirado no Ovelhaço, que traz a carne de ovina como opção de assado e “já é sucesso na programação do evento”.
Para o Porcaço, serão apresentadas diferentes formas de preparos e oferecidos variados cortes. No cardápio, matambrito com coleslaw (salada de repolho), costelinha defumada no pit smoker (churrasqueira estilo americano) e mix de linguiças com farofa e chimichurri prometem fazer sucesso. Serão levados cerca de 250 quilos da proteína.
No estilo open food (compra-se um ingresso e pode-se consumir o que quiser no local), o Porcaço será das 12h às 17h, no Cais Embarcadero, no dia 20 de setembro. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla.